Ouvindo...

Governo Trump encerra proteção temporária para migrantes venezuelanos

O status de proteção temporária (TPS) concedia aos migrantes autorização de trabalho e proteção temporária contra deportação

Trump sobre Javier Milei: está ‘tornando a Argentina grande novamente’

O Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu encerrar a designação de Status de Proteção Temporária (TPS) para migrantes venezuelanos nos EUA. O status concedia autorização de trabalho e proteção contra deportação.

A decisão, divulgada nesta quarta-feira (3), aponta que a Venezuela não atende mais aos requisitos do programa, disponível para pessoas cujo país de origem tenha sofrido um desastre natural, conflito armado ou outro evento extraordinário.

Leia mais: Forças americanas ‘atacaram e eliminaram’ embarcação da Venezuela, diz Donald Trump

Em comunicado, um porta-voz do departamento afirmou que a decisão leva em conta “a segurança pública, a segurança nacional, os fatores de migração, a política de imigração, as considerações econômicas e a política externa”.

“Fica claro que permitir que cidadãos venezuelanos permaneçam temporariamente nos Estados Unidos não é do melhor interesse dos Estados Unidos”, afirmou.

Leia também

Recentemente, um tribunal de apelações decidiu que o governo Trump teria agido de forma ilegal ao revogar as proteções temporárias contra deportação concedidas a 600 mil venezuelanos, quando Joe Biden ainda era presidente.

Ao todo, mais de 256 mil venezuelanos receberam o TPS sob a designação desde 2021, de acordo com dados publicados pelo Serviço de Pesquisa do Congresso em dezembro. Segundo informações da CNN, o status deve expirar em 10 de setembro.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo