Ouvindo...

Justiça dos EUA suspende deportação de centenas de crianças da Guatemala

Decisão suspende temporariamente o envio de mais de 600 menores de volta ao seu país de origem

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos

Um tribunal federal dos Estados Unidos (EUA) bloqueou temporariamente o plano do governo do presidente Donald Trump que previa a deportação de centenas de crianças desacompanhadas da Guatemala, neste domingo (31).

A decisão suspende temporariamente o envio de mais de 600 menores de volta ao seu país de origem. O programa piloto, negociado com a Guatemala, foi suspenso por 14 dias após uma ação judicial movida pela ONG National Immigration Law Center (NILC).

“Nos conforta que o tribunal tenha evitado essa injustiça antes de centenas de crianças sofrerem danos irreparáveis”, disse o vice-presidente da organização, Efren Olivares. O grupo entrou com a ação coletiva em nome de centenas de crianças que corriam o “risco iminente de serem deportadas ilegalmente dos Estados Unidos”.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.