Um eclipse total da Lua, o fenômeno deste tipo mais longo de 2025, ocorre no próximo domingo (7).
Esse eclipse lunar não será visível do Brasil de maneira total, nem parcial – ou seja, não será possível ver a Lua ser encoberta pela sombra da Terra nem parcialmente.
Contudo, em algumas regiões do Sudeste e Nordeste, ele será de maneira penumbral -quando parte dos raios solares é bloqueada, mas outra parte segue refletindo a luz no satélite.
Leia também:
Eclipse lunar total mais longo do ano está próximo; veja como acompanhar Eclipse solar total: veja as datas e onde o fenômeno será mais visível Eclipse solar mais longo da história: veja data e países onde fenômeno pode ser visto Confira registros do primeiro eclipse total da lua de 2025 em BH e no Brasil Eclipse solar total: saiba duração e quando ocorre o próximo fenômeno ‘Lua de Sangue': veja fotos do eclipse lunar pelo mundo Como e onde assistir ao eclipse solar mais longo do século
A fase penumbral do eclipse dificilmente é visível a olho nu, pois a Lua continua brilhando.
O eclipse poderá ser visto na totalidade na metade Oeste da Austrália, parte central da Europa e da Ásia, Extremo Leste da África e Antártica.
A fase total – momento conhecido também como Lua de Sangua – vai durar 1 hora e 22 minutos, tornando este o eclipse mais longo do ano.
Como assistir ao eclipse total da Lua?
Mesmo que o fenômeno não seja visível a olho nu do Brasil, o Observatório Nacional transmitirá as imagens, a partir das 12h, no YouTube.