A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez solicitou que o governo dos Estados Unidos esclareça
a aplicação das tarifas sobre produtos brasileiros. A Casa Branca elevou a
taxação total para 50%, alegando que ações do governo brasileiro representariam ameaças à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.
Em abril,
Trump havia imposto uma tarifa de 10% sobre bens e serviços brasileiros. Em julho, ele assinou uma ordem executiva com taxa adicional de 40%, totalizando 50%. Um das justificativas apresentadas foi que processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro configurariam censura e perseguição política, segundo Trump.
Ocasio-Cortez questionou se a tarifa realmente atende aos interesses de segurança nacional dos
Estados Unidos e como a medida impacta a relação bilateral.
“O secretário de Defesa submeterá ao Congresso um relatório contendo os resultados de uma avaliação sobre se a imposição de tarifas ao Brasil em resposta a processos judiciais conduzidos de acordo com a lei brasileira e as normas constitucionais apoia os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos na região mais ampla e globalmente”, afirmou a deputada.
Dados do
governo norte-americano indicam que o superávit comercial dos EUA com o Brasil em 2024 foi de US$ 7 bilhões apenas em bens, e US$ 28,6 bilhões considerando bens e serviços, o terceiro maior superávit americano no mundo.
Alexandria Ocasio-Cortez é natural de Nova York e conhecida pelo trabalho em defesa dos imigrantes.
(Sob supervisão de Rômulo Ávila)