Deputada democrata questiona tarifas de Trump contra produtos brasileiros

Deputada pede esclarecimentos sobre tarifa de 50% aplicada por Trump aos produtos do Brasil

Deputada pediu que o governo dos EUA dê explicações a respeito das tarifas aplicadas contra o Brasil

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez solicitou que o governo dos Estados Unidos esclareça a aplicação das tarifas sobre produtos brasileiros. A Casa Branca elevou a taxação total para 50%, alegando que ações do governo brasileiro representariam ameaças à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.

Em abril, Trump havia imposto uma tarifa de 10% sobre bens e serviços brasileiros. Em julho, ele assinou uma ordem executiva com taxa adicional de 40%, totalizando 50%. Um das justificativas apresentadas foi que processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro configurariam censura e perseguição política, segundo Trump.

Ocasio-Cortez questionou se a tarifa realmente atende aos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos e como a medida impacta a relação bilateral.

“O secretário de Defesa submeterá ao Congresso um relatório contendo os resultados de uma avaliação sobre se a imposição de tarifas ao Brasil em resposta a processos judiciais conduzidos de acordo com a lei brasileira e as normas constitucionais apoia os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos na região mais ampla e globalmente”, afirmou a deputada.

Dados do governo norte-americano indicam que o superávit comercial dos EUA com o Brasil em 2024 foi de US$ 7 bilhões apenas em bens, e US$ 28,6 bilhões considerando bens e serviços, o terceiro maior superávit americano no mundo.

Alexandria Ocasio-Cortez é natural de Nova York e conhecida pelo trabalho em defesa dos imigrantes.

(Sob supervisão de Rômulo Ávila)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...