Ouvindo...

Terremoto deixa ao menos 800 mortos e 2.700 feridos no Afeganistão

As autoridades afegãs alertaram que o número de vítimas deve aumentar à medida que as buscas avançarem nas áreas remotas

Afegãos feridos recebem tratamento em um hospital após um terremoto em Jalalabad, no Afeganistão, em 1º de setembro de 2025

Um terremoto de 6 graus de magnitude matou ao menos 800 pessoas e deixou 2.700 feridos no Afeganistão. A informação é das autoridades locais. O tremor foi seguido de outros cinco secundários, sentidos a centenas de quilômetros de distância.

O epicentro do terremoto foi localizado a 27 km de Jalalabad, a capital da província de Nangarhar, vizinha à província de Kunar, onde o impacto foi mais severo, segundo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O balanço provisório inclui 800 mortos e 2.500 feridos na província de Kunar, além de 12 mortos e 255 feridos na província de Nangarhar, anunciou o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, em uma entrevista coletiva em Cabul.

Leia também: Israel diz que matou porta-voz do Hamas e quer perseguir outros líderes

O Ministério da Defesa anunciou 40 voos para transportar ajuda e retirar os mortos e feridos das áreas atingidas.

As autoridades afegãs alertaram que o número de vítimas deve aumentar à medida que as buscas avançam nas áreas remotas e destacaram que os danos são “muito significativos” em Kunar.

“Nunca vivemos nada parecido”, declarou à AFP Ijaz Ulhaq Yaad, funcionário da administração do distrito de Nourgal, na província de Kunar. “Foi assustador, as crianças e as mulheres gritavam”, explicou por telefone.

Muitas famílias acabaram de retornar ao Afeganistão depois que foram expulsas do exílio no Paquistão e no Irã. Quase quatro milhões de afegãos voltaram ao país.

Após quatro décadas de guerra, o Afeganistão enfrenta uma situação humanitária desastrosa, agravada pela queda da ajuda externa desde o retorno dos talibãs ao poder, o que complica ainda mais a capacidade do país empobrecido de responder aos desastres naturais.

Com agências

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.