O eclipse lunar total mais longo do ano se aproxima. Com duração de 82 minutos, o fenômeno astronômico vai ocorrer entre os dias 7 e 8 de setembro. Na ocasião, a Lua será completamente encoberta pela sombra da Terra.
A maior visibilidade do evento será em regiões da Europa, África, no leste da Austrália e Nova Zelândia.
Como acompanhar?
No Brasil, o fenômeno não será visível diretamente por conta da localização geográfica. No entanto, os brasileiros podem acompanhar de outra forma: por transmissões ao vivo disponíveis no YouTube e outras plataformas.
Segundo o site Space.com, o eclipse terá início às 15h28 GMT - ou 12h28, horário de Brasília -, se estendendo até 20h55 GMT (17h55, Brasília). O clímax deve ocorrer durante a fase de totalidade entre 17h30 e 18h52 GMT (14h30 e 15h52, no horário local).
Próximo eclipse no Brasil
Para os brasileiros que querem ver um eclipse ao vivo, será necessário aguardar mais um pouco. O próximo
O fenômeno vai ser visível nas Américas, no leste da Ásia e Austrália.
Leia mais:
Eclipse solar mais longo da história: veja data e países onde fenômeno pode ser visto ‘Lua de Sangue': veja fotos do eclipse lunar pelo mundo
O que é um eclipse lunar?
O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre ela. Esse fenômeno só ocorre durante a Lua cheia e pode ser visto a olho nu com segurança.
Quando a Lua entra totalmente na sombra da Terra, temos o eclipse total, que costuma deixá-la com uma coloração avermelhada conhecida como “Lua de sangue”.