Ouvindo...

Hamas aceita proposta de cessar-fogo em Gaza que inclui a libertação de reféns

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse anteriormente que somente aceitaria um acordo “no qual todos os reféns fossem libertados de uma vez”

O Hamas aceitou, nesta segunda-feira (18), uma nova proposta de trégua na Faixa de Gaza, feita pelos países mediadores, que inclui a libertação dos reféns que estão no território palestino.

A proposta foi feita por Egito, Catar e Estados Unidos, que tem sido responsáveis por mediar o conflito, após a tensão aumentar com o novo plano declaro por Israel para ocupar totalmente o território palestino.

O diretor dos serviços de inteligência egípcios, Diaa Rashwan, disse ao veículo estatal Al-Qahera News que seu país e o Catar haviam apresentado a proposta para Israel, que está com a decisão.

“O Hamas deu sua resposta, aceitando a nova proposta dos mediadores. Rogamos a Deus para apagar o fogo dessa guerra contra o nosso povo”, publicou nas redes sociais Basem Naim, representante do movimento islamista.

Leia também

Israel ainda não comentou a proposta de trégua. No entanto, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ressaltou, na semana passada, que somente aceitaria um acordo “no qual todos os reféns fossem libertados de uma vez”.

Ele exigiu ainda que o acordo respeitasse suas condições para pôr fim à guerra.

A nova proposta entregue ao grupo prevê uma trégua inicial de 60 dias e a libertação em duas etapas como prévia de um acordo definitivo. O conflito já dura 22 meses e provocou uma crise humanitária na Faixa de Gaza.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo