Ouvindo...

Netanyahu aprova plano para ocupar totalmente Faixa de Gaza e libertar reféns

O primeiro-ministro israelense anunciou, nesta segunda-feira (4), que esta semana dará “instruções” sobre a continuação da guerra na Faixa de Gaza

Netanyahu fez novo pronunciamento após ataque realizado pelo Hamas em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aprova plano para ordenar uma ocupação militar total da Faixa de Gaza e forçar o Hamas a libertar os reféns. O anúncio foi nesta segunda-feira (4).

O plano fará com que os militares, que já controlam cerca de 75% de Gaza, assumam o controle das áreas restantes e conduzam operações onde se acredita que os reféns estejam mantidos.

Netanhyahu afirmou ainda, durante uma sessão do Conselho de Ministros, que buscará “a maneira de alcançar os três objetivos de guerra” estabelecidos para o conflito na Faixa de Gaza.

Segundo ele, os “objetivos da guerra” seriam “derrotar o inimigo, libertar nossos reféns e garantir que Gaza deixe de ser uma ameaça para Israel”, conforme divulgado pela AFP.

Leia também

Reféns israelenses

A nova decisão do primeiro-ministro ocorre em um contexto de crescente pressão sobre seu governo para encerrar o conflito na Faixa de Gaza e libertar os reféns, mantidos em cativeiro há 22 meses no território palestino.

Israel quer colocar a questão dos reféns “no centro da agenda internacional”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, às vésperas de uma sessão do Conselho de Segurança da ONU, convocada por Israel.

Das 251 pessoas sequestradas pelo Hamas durante seu ataque a Israel, 49 não foram libertadas e destas, 27 teriam morrido, segundo o exército israelense.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo