Ouvindo...

Confira registros do primeiro eclipse total da lua de 2025 em BH e no Brasil

Fenômeno conhecido como “lua de sangue” ocorreu na passagem do dia 13 para o dia 14 de março

Muita gente acordou de madrugada nesta sexta-feira (14) e ficou de olhos vidrados no céu. Foi quando aconteceu o primeiro eclipse total da lua em 2025. O fenômeno acontece quando o planeta Terra fica alinhado entre o sol e a lua. Ao passar pela parte escura da sombra da Terra, uma sombra é projetada sobre o satélite natural, bloqueando a luz solar.

Em Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promoveu na noite dessa quinta-feira (13) um evento para observação do eclipse lunar, conhecido como lua de sangue, que tomou o céu da América do Sul. A atração disponibilizou telescópios e um planetário inflável para permitir a observação do evento astronômico. No total, foram emitidos mil ingressos pela plataforma online.

A coloração avermelhada é atribuída à dispersão da luz solar na atmosfera da Terra. Esse fenômeno é conhecido como efeito da dispersão de Rayleigh, que acontece quando as ondas de luz azul mais curtas são espalhadas pela atmosfera terrestre, enquanto as ondas mais longas, como as vermelhas e alaranjadas, continuam seu trajeto e iluminam a superfície da Lua.

Leia também

Confira acima imagens do eclipse registradas em BH e em outras cidades do Brasil.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim