Ouvindo...

UFMG vai promover evento para observação da Lua de Sangue nesta quinta (13)

Atração vai disponibilizar telescópios e um planetário inflável para permitir a observação do evento astronômico

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai promover na noite desta quinta-feira (13) um evento para observação do eclipse lunar, conhecido como lua de sangue, que irá tomar o céu da América do Sul. A atração que vai disponibilizar telescópios e um planetário inflável para permitir a observação do evento astronômico já está com todos os ingressos esgotados.

“Esse tipo de evento interessa a diversas faixas etárias. Por meio dele, aproximamos a ciência da sociedade, e isso é de extrema importância num momento em que há forte movimento de desprezo pela ciência, com a negação das vacinas e da crise climática. As pessoas estão acostumadas a olhar para o céu, mas não contam com explicações sobre aquilo que é visto. Será maravilhoso observar o céu por meio dos instrumentos”, reflete o professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas e coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG, Guilherme Lima.

No total, foram emitidos mil ingressos pela plataforma online e o segundo lote disponibilizado também já esgotou.

O eclipse lunar

Segundo a NASA, um eclipse lunar total visível em todas as Américas está previsto para acontecer na noite desta quinta-feira (13) e dura até a manhã da sexta-feira (14). O fenômeno é visível a olho nu e pode ser observado de qualquer lugar onde a Lua esteja acima do horizonte no momento.

O fenômeno que também é conhecido como Lua de Sangue é dividido em fases. Confira o horário de cada etapa para se programar:

  • 00h57: início da fase penumbral
  • 02h09: início da fase parcial
  • 03h26: início do eclipse total
  • 03h58: máximo do eclipse
  • 04h31: fim do eclipse total
  • 05h47: fim da fase parcial
  • 07h: fim da fase penumbral (Lua se põe às 06h05)

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento