Contagem descarta fraude em provas da saúde canceladas após confusão

Segundo a prefeitura, não houve vazamento de cadernos ou gabaritos; a prova ocorreria em 14 de dezembro e revoltou candidatos

Candidatos protestam por atraso em concurso da Saúde em Contagem

A Prefeitura de Contagem (Grande BH) informou, por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (24), que não há indícios de fraude ou vazamento de cadernos e gabaritos nas provas da área da saúde. Os exames estavam previstos para o dia 14 de dezembro e causaram revolta entre candidatos, inclusive entre pessoas que viajaram de outros estados para tentar uma vaga.

Segundo a prefeitura, foi instaurado um procedimento em articulação com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Nas análises preliminares, foi identificado que os problemas registrados foram “pontuais e excepcionais”, passíveis de correção com medidas preventivas a serem adotadas pelo Instituto ACCESS, responsável pela aplicação das provas.

Leia também:

Ainda conforme a administração municipal, o Instituto ACCESS tem atuado com boa-fé e colaborado com os esclarecimentos solicitados.

Conforme a Itatiaia mostrou na ocasião, uma candidata relatou que a prova estava prevista para começar às 8h, mas, até aquele momento, os malotes com os exames não haviam chegado. Em outros locais, candidatos já estavam posicionados para a aplicação da prova, o que acabou resultando no cancelamento.

“Tal circunstância resultou na quebra do ineditismo das provas, uma vez que não houve acesso indevido, divulgação prévia ou qualquer forma de comprometimento da confidencialidade do conteúdo. Ainda assim, como medida adicional de transparência, os referidos cadernos de questões serão disponibilizados no site do Instituto ACCESS, a fim de assegurar amplo conhecimento público e afastar qualquer dúvida quanto ao aproveitamento futuro desse material”, afirmou.

Paralelamente ao procedimento administrativo, está em andamento a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao MPMG, com o objetivo de garantir uma solução rápida. Uma nova data não foi definida.

Sobre o concurso

De acordo com o edital publicado, os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, conforme o cargo e a carga horária, que pode ser de 20 a 40 horas semanais. O concurso oferece 598 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Entre as funções previstas estão: auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal, assistente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em raio X, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho, administrador, analista de sistemas, assistente social, biólogo, bioquímico, cirurgião-dentista, contador, enfermeiro, epidemiologista, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, inspetor de saúde, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico clínico geral e médicos especialistas.

Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...