O cancelamento do concurso público da área da saúde da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que ocorreria na manhã deste domingo (14),
Uma das candidatas, que não quis ser identificada, contou que viajou do Espírito Santo para tentar a oportunidade. “Gastei com passagem e alimentação. Cheguei aqui por volta das 7h, mas o portão estava fechado e continuou assim”, relatou a mulher, que vai acionar a justiça para pedir indenização. Por volta das 8h20, um grupo fechou a via em frente ao local onde seria aplicada a prova, em protesto no bairro Ipiranga, na Região Nordeste de Belo Horizonte.
Outro candidato disse que precisou tomar medicamentos para conseguir comparecer ao local da prova e lamentou a viagem perdida. “Eu já estava passando mal desde ontem, depois de ter uma insolação. Hoje de manhã, mastiguei remédio para conseguir vir, mastiguei paracetamol, Tylenol, e mesmo assim a prova foi cancelada”, afirmou.
Ele ainda disse que os candidatos foram impedidos de usar o banheiro e de beber água. “Não ofereceram o mínimo de dignidade. Nós pagamos para fazer o concurso, e eles recebem para isso”, afirmou.
Em unidades como a Pitágoras, em Betim, e em locais de prova em Belo Horizonte, o material não foi entregue pela banca organizadora. Não havia identificação de salas, mesas ou equipes de aplicação, e candidatos chegaram a esperar por mais de uma hora.
Confirmação do cancelamento
Por volta das 9h30, a administração municipal informou que o exame foi
“Até o momento, não há informações sobre uma nova data para a realização das provas. A Administração Municipal lamenta o ocorrido e reconhece que o cancelamento gera transtornos aos candidatos. Assim que houver uma nova data, haverá ampla divulgação por parte da Prefeitura de Contagem”, diz a nota.
Sobre o concurso
De acordo com o edital publicado pela Prefeitura de Contagem, os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, conforme o cargo e a carga horária, que pode ser de 20 a 40 horas semanais. O concurso oferece 598 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Entre as funções previstas estão: auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal, assistente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em raio X, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho, administrador, analista de sistemas, assistente social, biólogo, bioquímico, cirurgião-dentista, contador, enfermeiro, epidemiologista, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, inspetor de saúde, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico clínico geral e médicos especialistas.
Sindicato lamenta
O Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEE/MG) lamenta o fato e destaca a importância de haver esclarecimento e transparência no caso, pois, “é inadmissível imputar prejuízos às pessoas, candidatos, muitos que vieram de outros estados e que se prepararam para esse momento e por questões que ainda não foram trazidas ao conhecimento público não conseguiram realizar seus objetivos. O SEE/MG vai cobrar dos responsáveis clareza e as medidas sobre os fatos.”
O que diz a banca
“O Instituto Access informa que a aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Contagem, previstas para este domingo, foi suspensa nos dois turnos de aplicação.
A decisão foi adotada de forma preventiva, em razão de intercorrências operacionais identificadas em unidades previstas para a realização do certame, com o objetivo de resguardar a isonomia, a segurança e a lisura do processo.
As novas datas, bem como as orientações aos candidatos, serão divulgadas oportunamente, exclusivamente pelos canais oficiais do Instituto Access.
Reiteramos a importância de que os candidatos acompanhem as publicações no site da banca organizadora, onde todas as informações oficiais serão comunicadas de forma clara e transparente”.