Cancelamento de concurso em Contagem afeta candidatos de outros estados: ‘Vim do ES’

Prova da área da saúde foi suspensa na manhã deste domingo (14) por problemas com a banca organizadora; processo oferece 598 vagas e contempla cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior

O processo oferece 598 vagas e contempla cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior

O cancelamento do concurso público da área da saúde da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que ocorreria na manhã deste domingo (14), gerou revolta entre candidatos que aguardavam desde cedo a realização do exame.

Uma das candidatas, que não quis ser identificada, contou que viajou do Espírito Santo para tentar a oportunidade. “Gastei com passagem e alimentação. Cheguei aqui por volta das 7h, mas o portão estava fechado e continuou assim”, relatou a mulher, que vai acionar a justiça para pedir indenização. Por volta das 8h20, um grupo fechou a via em frente ao local onde seria aplicada a prova, em protesto no bairro Ipiranga, na Região Nordeste de Belo Horizonte.

Leia também

Outro candidato disse que precisou tomar medicamentos para conseguir comparecer ao local da prova e lamentou a viagem perdida. “Eu já estava passando mal desde ontem, depois de ter uma insolação. Hoje de manhã, mastiguei remédio para conseguir vir, mastiguei paracetamol, Tylenol, e mesmo assim a prova foi cancelada”, afirmou.

Ele ainda disse que os candidatos foram impedidos de usar o banheiro e de beber água. “Não ofereceram o mínimo de dignidade. Nós pagamos para fazer o concurso, e eles recebem para isso”, afirmou.

Em unidades como a Pitágoras, em Betim, e em locais de prova em Belo Horizonte, o material não foi entregue pela banca organizadora. Não havia identificação de salas, mesas ou equipes de aplicação, e candidatos chegaram a esperar por mais de uma hora.

Confirmação do cancelamento

Por volta das 9h30, a administração municipal informou que o exame foi suspenso em razão de problemas relacionados à empresa organizadora. Segundo a prefeitura, a medida foi tomada para assegurar o sigilo das provas.

“Até o momento, não há informações sobre uma nova data para a realização das provas. A Administração Municipal lamenta o ocorrido e reconhece que o cancelamento gera transtornos aos candidatos. Assim que houver uma nova data, haverá ampla divulgação por parte da Prefeitura de Contagem”, diz a nota.

Sobre o concurso

De acordo com o edital publicado pela Prefeitura de Contagem, os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, conforme o cargo e a carga horária, que pode ser de 20 a 40 horas semanais. O concurso oferece 598 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Entre as funções previstas estão: auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal, assistente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em raio X, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho, administrador, analista de sistemas, assistente social, biólogo, bioquímico, cirurgião-dentista, contador, enfermeiro, epidemiologista, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, inspetor de saúde, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico clínico geral e médicos especialistas.

Sindicato lamenta

O Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEE/MG) lamenta o fato e destaca a importância de haver esclarecimento e transparência no caso, pois, “é inadmissível imputar prejuízos às pessoas, candidatos, muitos que vieram de outros estados e que se prepararam para esse momento e por questões que ainda não foram trazidas ao conhecimento público não conseguiram realizar seus objetivos. O SEE/MG vai cobrar dos responsáveis clareza e as medidas sobre os fatos.”

O que diz a banca

“O Instituto Access informa que a aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Contagem, previstas para este domingo, foi suspensa nos dois turnos de aplicação.

A decisão foi adotada de forma preventiva, em razão de intercorrências operacionais identificadas em unidades previstas para a realização do certame, com o objetivo de resguardar a isonomia, a segurança e a lisura do processo.

As novas datas, bem como as orientações aos candidatos, serão divulgadas oportunamente, exclusivamente pelos canais oficiais do Instituto Access.

Reiteramos a importância de que os candidatos acompanhem as publicações no site da banca organizadora, onde todas as informações oficiais serão comunicadas de forma clara e transparente”.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.

Ouvindo...