Em uma semana, duas regiões de BH superam chuva prevista para fevereiro

Outras sete regionais da capital mineira registraram mais da metade do volume previsto para todo o mês de fevereiro; BH enfrenta alerta para risco geológico e chuvas intensas

Regional Centro-Sul e a Regional Leste superaram a média histórica de chuva do mês

Fevereiro começou chuvoso em Belo Horizonte e, em apenas uma semana, a Regional Centro-Sul e a Regional Leste superaram a média histórica de chuva do mês. Sem trégua, os primeiros oito dias de fevereiro registraram diversas pancadas de chuva, muitas vezes ininterruptas.

Na regional Centro-Sul, por exemplo, o volume registrado foi de 188 mm, cerca de 105% do acumulado esperado para o mês. Já na Regional Leste, o acumulado ficou em torno dos 183 mm (103%). Algumas regiões, por outro lado, ficaram bem próximas do volume esperado; é o caso do Barreiro, com 165 mm (93%), e da Noroeste, com 161 mm (90%).

Leia também

Em geral, nove regionais registraram mais da metade do volume previsto para todo o mês de fevereiro (veja o quantitativo completo no fim da matéria). Apenas o Hipercentro ficou abaixo da metade do acumulado histórico, com 83 mm (47%). A média climatológica do mês de fevereiro é de 177,7 mm.

Em duas regionais, o volume de chuva registrado neste domingo (8) pesou bastante no acumulado do mês. Na regional Noroeste, por exemplo, foram 57 mm em apenas 4 horas, o que representa cerca de 32% do volume esperado para o mês inteiro. A situação foi similar na região Oeste, que registrou 41 mm em apenas 4 horas (23%).

Risco geológico

Diante do alto acumulado de chuva nas próximas horas e a previsão de novas chuvas, a Defesa Civil emitiu alerta para risco geológico forte nas regionais Barreiro, Noroeste e Leste, e moderado nas regionais Oeste e Centro Sul até a próxima terça-feira (10).

O órgão pede que a população se atente aos sinais construtivos, ao grau de saturação do solo e tenha cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Caso algum sinal seja observado, a recomendação da Defesa Civil é que o imóvel seja abandonado imediatamente.

Na ocasião, a Defesa Civil deve ser acionada. Em caso de emergência, a orientação é ligar, também, para o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Sinais de que deslizamentos podem acontecer:

  • Trinca nas paredes.
  • Água empoçando no quintal.
  • Portas e janelas emperrando.
  • Rachaduras no solo.
  • Água minando da base do barranco.
  • Inclinação de poste ou árvores.
  • Muros e paredes estufados.
  • Estalos.

Recomendações:

  • Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
  • Coloque calha no telhado da sua casa.
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta.
  • Não despeje esgoto nos barrancos.
  • Não faça queimadas.

Previsão do tempo e alerta de chuva

A previsão do tempo indica chance de chuva moderada a forte nesta segunda-feira (9) em Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil, o dia será de céu nublado com chuva e rajadas de vento a qualquer hora, com possibilidade de raios a partir da tarde.

A temperatura mínima prevista na capital mineira é de 17 °C e a máxima de 28 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 65% à tarde. Até 8h desta segunda-feira (9), Belo Horizonte está em alerta para pancadas de chuva (40 a 60 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Recomendações durante a chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Acumulado de chuvas (mm) em Fevereiro

  • Barreiro: 165,6 (93,1%)
  • Centro Sul: 188 (105,8%)
  • Hipercentro: 83,8 (47,2%)
  • Leste: 183,2 (103,1%)
  • Nordeste: 109,8 (61,8%)
  • Noroeste: 161,4 (90,8%)
  • Norte: 109,6 (61,7%)
  • Oeste: 141,2 (79,5%)
  • Pampulha: 113 (63,6%)
  • Venda Nova: 144 (81%)

Média Climatológica FEVEREIRO 177,7mm

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte (Estações Hidrometeorológicas PBH), dados até 18h20 do dia 8.

Acumulado de chuvas (mm) domingo (8)

  • Barreiro:37,2 (20,9%)
  • Centro Sul: 38 (21,4%)
  • Hipercentro: 16,6 (9,3%)
  • Leste: 23,8 (13,4%)
  • Nordeste: 10,6 (6%)
  • Noroeste: 57 (32,1%)
  • Norte: 10,6 (6%)
  • Oeste: 41,2 (23,2%)
  • Pampulha: 23 (12,9%)
  • Venda Nova: 9,8 (5,5%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte (Estações Hidrometeorológicas PBH), dados das últimas 4h até às 18h20 do dia 8/2/26:

Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo

Ouvindo...