Concurso da Saúde de Contagem tem atraso e gera confusão na Grande BH

Participantes aguardavam a chegada dos malotes com as provas na manhã deste domingo (14); inscritos reclamam da falta de informações

Candidatos protestam por atraso em concurso da Saúde em Contagem

Uma confusão foi registrada na manhã deste domingo (14) por falta de informações sobre a aplicação das provas de um concurso público da área da saúde da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram candidatos revoltados do lado de fora de um dos locais de aplicação do exame, gritando “queremos prova”. Por volta das 9h30, a administração municipal informou que a prova foi cancelada.

Segundo uma candidata, que preferiu não se identificar, a prova estava prevista para começar às 8h, mas até aquele momento os malotes com os exames não haviam chegado. “Todos os candidatos ainda estão com celular”, relatou.

Até as 8h40, ela aguardava novas informações na Faculdade Anhanguera Betim, localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Centro de Betim. Além dessa unidade, outros endereços — inclusive em Belo Horizonte — estavam previstos para a realização do exame.

Leia também

“É um absurdo, né? A gente fica a semana toda estressada, esperando pelo dia, paga pra estar aqui, pra fazer a prova, e a prova não acontece no dia que está no edital. Tem gente que paga Uber caro pra vir e agora vai ter que voltar pra casa. É todo um estresse”, contou outra candidata, que também preferiu não se identificar, que aguarda na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, no bairro Santa Agostinho, na Região Centro-Sul da capital.

De acordo com o edital publicado pela Prefeitura de Contagem, os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, conforme o cargo e a carga horária, que pode ser de 20 a 40 horas semanais. O concurso oferece 598 vagas para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior.

Entre as funções previstas estão auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal, assistente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em raio X, técnico em saúde bucal, técnico em segurança do trabalho, administrador, analista de sistemas, assistente social, biólogo, bioquímico, cirurgião-dentista, contador, enfermeiro, epidemiologista, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, inspetor de saúde, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico clínico geral e médicos especialistas.

Outro candidato, que também não será identificado, aguardava a prova no Colégio Magnum, no bairro Cidade Nova e afirmou que foi comunicado sobre o cancelamento do exame. “O motivo não ficou explícito. Apenas informaram que houve um problema, que a prova seria remarcada e que deveríamos acompanhar o site”, relatou.

Ele disse que concorre a uma vaga de psicólogo e se sente frustrado. “É um descaso com todos que foram até o local e gastaram tempo e dinheiro”, completou.

Por volta das 9h30, a prefeitura de Contagem informou que as provas do concurso público da área da saúde foram canceladas em razão de problemas relacionados à empresa organizadora.

“Até o momento, não há informações sobre uma nova data para a realização das provas. A Administração Municipal lamenta o ocorrido e reconhece que o cancelamento gera transtornos para os candidatos. Assim que houver uma nova data, haverá ampla divulgação por parte da Prefeitura de Contagem”, acrescentou.

Sindicato lamenta

O Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEE/MG) lamenta o fato e destaca a importância de haver esclarecimento e transparência no caso, pois, “é inadmissível imputar prejuízos às pessoas, candidatos, muitos que vieram de outros estados e que se prepararam para esse momento e por questões que ainda não foram trazidas ao conhecimento público não conseguiram realizar seus objetivos. O SEE/MG vai cobrar dos responsáveis clareza e as medidas sobre os fatos.”

O que diz a banca

“O Instituto Access informa que a aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Contagem, previstas para este domingo, foi suspensa nos dois turnos de aplicação.

A decisão foi adotada de forma preventiva, em razão de intercorrências operacionais identificadas em unidades previstas para a realização do certame, com o objetivo de resguardar a isonomia, a segurança e a lisura do processo.

As novas datas, bem como as orientações aos candidatos, serão divulgadas oportunamente, exclusivamente pelos canais oficiais do Instituto Access.

Reiteramos a importância de que os candidatos acompanhem as publicações no site da banca organizadora, onde todas as informações oficiais serão comunicadas de forma clara e transparente”.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Formada, há 13 anos, em jornalismo, pela Faculdade Pitágoras BH. Pós-graduada em jornalismo digital e produção multimídia.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...