Poetisa Adélia Prado tem alta médica após 20 dias internada

Escritora estava internada no Hospital São João de Deus, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas

Uma das principais escritoras do país, Adélia Prado tem 90 anos e vive em Divinópolis

A poetisa Adélia Prado, de 90 anos, teve alta hospitalar do Hospital São João de Deus, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo hospital neste sábado (7).

A escritora estava internada desde o dia 19 de janeiro após sofrer uma queda em sua casa, em Divinópolis, e sofrer fraturas no fêmur e lesões no cotovelo e no punho. Ela precisou de passar por duas cirurgias.

Adélia estava sob acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para também tratar complicações renais. Ela teve alta da Unidade de Terapia Intensiva no dia 28 de janeiro.

“Aproveitamos para expressar nosso agradecimento especial à família pela confiança depositada em nossa instituição durante todo o período de internação. O diálogo respeitoso, o afeto e a parceria estabelecida foram fundamentais ao longo de todo o cuidado”, dizia a nota do hospital.

“Desejamos que este novo ciclo seja vivido com paz, força e renovação”, acrescentou.

Leia a nota na íntegra:

“Com grande alegria, anunciamos a alta hospitalar da poetisa Adélia Prado. Compartilhamos essa notícia com gratidão e esperança, desejando-lhe uma recuperação serena, com saúde, conforto e bem-estar.

Aproveitamos para expressar nosso agradecimento especial à família pela confiança depositada em nossa instituição durante todo o período de internação. O diálogo respeitoso, o afeto e a parceria estabelecida foram fundamentais ao longo de todo o cuidado.

Desejamos que este novo ciclo seja vivido com paz, força e renovação.

Reafirmamos, por fim, nosso compromisso inegociável com um atendimento seguro, ético e genuinamente humanizado, pois acreditamos que o paciente vai além do diagnóstico, ele é, acima de tudo, o amor de alguém! 💚"

Leia também

Uma das maiores escritoras do Brasil

Moradora de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, Adélia Prado é considerada uma das maiores escritoras do país.

Ao longo de sua extensa carreira, escreveu peças de teatro, monólogo, teve obras traduzidas para o inglês e o espanhol, e escreveu até para espetáculos de balé. São mais de 20 obras publicadas, em verso, prosa e antologias.

Em 1978, Adélia Prado venceu o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários do país, com a publicação de ‘O Coração Disparado’.

Além do Prêmio Jabuti, Adélia Prado também foi agraciada com o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010) e o Prêmio Clarice Lispector (2016).

Em 2014 foi agraciada com a classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, uma das maiores honrarias do governo brasileiro para o setor cultural. Dois anos depois, foi vencedora do Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura.

Em 2024, a poetisa foi vencedora do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da sua obra.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...