Internada, Adélia Prado tem estado de saúde atualizado por hospital

Poetisa mineira, de 90 anos, foi hospitalizada em Divinópolis após sofrer um acidente doméstico

Uma das principais escritoras do país, Adélia Prado tem 87 anos e vive em Divinópolis

Adélia Prado, uma das maiores escritoras do país, teve seu estado de saúde atualizado pelo Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (27). Ela está internada desde o último dia 19, quando sofreu um acidente doméstico.

Segundo a unidade de saúde, a poetisa, de 90 anos, segue internada, mas já apresentou melhora no quadro. “O Hospital vem a público esclarecer que a poetisa Adélia Prado encontra-se internada nesta instituição para acompanhamento e tratamento de saúde, evoluindo de forma estável e com melhora clínica progressiva”, iniciou a nota.

Além da queda, que causou fraturas no fêmur e lesões no cotovelo e no punho, Adélia também trata complicações renais. “No momento, a paciente encontra-se acordada, orientada, hemodinamicamente estável, sem necessidade de uso de drogas vasoativas, apresentando melhora da função renal”, comunicou.

O hospital informou que ela “permanece sob cuidados da equipe multiprofissional, com monitorização contínua e assistência especializada.”

Leia também

Adélia Prado

Moradora de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, Adélia Prado é considerada uma das maiores escritoras do país.

Ao longo de sua extensa carreira, escreveu peças de teatro, monólogo, teve obras traduzidas para o inglês e o espanhol, e escreveu até para espetáculos de balé. São mais de 20 obras publicadas, em verso, prosa e antologias.

Em 1978, Adélia Prado venceu o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários do país, com a publicação de ‘O Coração Disparado’.

Além do Prêmio Jabuti, Adélia Prado também foi agraciada com o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010) e o Prêmio Clarice Lispector (2016).

Em 2014 foi agraciada com a classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, uma das maiores honrarias do governo brasileiro para o setor cultural. Dois anos depois, foi vencedora do Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura.

Em 2024, a poetisa foi vencedora do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da sua obra.

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.

Ouvindo...