Caso Rodrigo Castanheira: veja o que se sabe sobre a morte do adolescente no DF

Morte foi confirmada pelo delegado Pablo Aguiar, responsável pela investigação

A morte do adolescente foi confirmada pelo delegado que investiga o caso

O adolescente Rodrigo Castanheira, de 16 anos, morreu neste sábado (7) após não resistir às agressões sofridas em Águas Claras, no Distrito Federal. Ele foi atacado pelo piloto de Fórmula Delta Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, durante uma discussão no local.

A morte foi confirmada pelo delegado Pablo Aguiar, responsável pela investigação. O caso segue sob apuração da Polícia Civil do Distrito Federal.

A reportagem da Itatiaia reuniu os principais acontecimentos para explicar o que se sabe até agora sobre o caso.

As agressões

De acordo com a Polícia Civil, a confusão começou após um desentendimento entre o piloto e o adolescente. As investigações apontam que Turra teria se irritado com um comentário feito por Rodrigo sobre um chiclete que o jovem havia jogado em um colega da vítima. Após a discussão, o suspeito desceu do carro e passou a agredir o adolescente.

Ferimentos

Durante a agressão, Rodrigo bateu a cabeça na porta de um veículo, sofreu traumatismo craniano e entrou em parada cardiorrespiratória por cerca de 12 minutos. Ele foi socorrido em estado gravíssimo, permaneceu internado em coma induzido e ficou hospitalizado até a confirmação da morte neste sábado.

Leia também

Prisão

Pedro Turra foi preso um dia após o episódio, mas acabou liberado após pagamento de fiança no valor de R$ 24,3 mil. Posteriormente, diante da suspeita de tentativa de interferência nas investigações, o piloto voltou a ser detido e permanece preso no Complexo da Papuda, aguardando o andamento do processo.

Inicialmente, o caso era investigado como lesão corporal gravíssima. Com a morte do adolescente, a Polícia Civil informou que a acusação deve ser reclassificada para homicídio culposo.

Perfil do suspeito

Além desse episódio, Pedro Turra é investigado por outras três ocorrências registradas em 2025 no Distrito Federal. Entre elas, uma denúncia por fornecimento de bebida alcoólica a uma adolescente de 17 anos, registrada em junho, durante uma festa no Jockey Club, onde ele teria obrigado a jovem a ingerir vodca contra a vontade dela. Uma testemunha já foi ouvida.

No mesmo mês, no dia 28, o piloto também foi acusado de lesão corporal em uma praça de Águas Claras, caso no qual a vítima manifestou interesse em dar prosseguimento às investigações. Já em julho, Turra foi novamente denunciado por agressão e constrangimento ilegal contra outra pessoa, em ocorrência registrada como vias de fato e constrangimento ilegal.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...