Ouvindo...

Como e onde assistir ao eclipse solar mais longo do século

De acordo com o site de divulgação astronômica ‘Space’, o evento foi denominado o “eclipse do século” devido à sua duração excepcional.

Um eclipse é um fenômeno celeste que causa admiração e muda drasticamente a aparência dos dois objetos mais grandiosos que vemos no céu: o Sol e a Lua

Em 2027, ocorrerá um eclipse solar que se perfila como o fenômeno astronômico mais importante do século XXI, visível do hemisfério oriental. A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) confirmou — através de seu site oficial — que será na segunda-feira, 2 de agosto.

Embora grande parte da Europa, África e sul da Ásia possam observar o eclipse de forma parcial, a fase de totalidade — quando a Lua cobre completamente o Sol — só será visível a partir da estreita faixa percorrida pela sombra umbral ao atravessar dez países: Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália, de acordo com o site Eclipse Wise.

De acordo com o site de divulgação astronômica chamado Space, o evento foi denominado o “eclipse do século” devido à sua duração excepcional. Nesse dia, a Lua cobrirá o Sol completamente por até 6 minutos e 22 segundos, o que representa o período de totalidade mais extenso sobre terra firme em todo o século XXI.

Para colocar em perspectiva, o eclipse solar total de 8 de abril de 2024, que cruzou México, Estados Unidos e Canadá, ofereceu uma totalidade máxima de 4 minutos e 28 segundos, considerada inusitadamente longa. No entanto, espera-se que o eclipse de 2027 supere amplamente esse tempo e ofereça uma oportunidade única para a observação e o estudo astronômico.

Detalhes da trajetória

Vale destacar que a trajetória de totalidade do eclipse solar de 2027 — onde o céu escurece em um fenômeno que se parece mais com um crepúsculo de 360 graus do que com uma noite completa — será mais larga do que o habitual, já que a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu).

No dia 2 de agosto de 2027, essa trajetória terá aproximadamente 258 quilômetros de largura e se estenderá por 15.227 quilômetros sobre a superfície terrestre. No total, cobrirá cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, uma superfície considerável, mas que representa apenas uma pequena fração dos 510 milhões de quilômetros quadrados que compõem a superfície total do planeta.

O que é um eclipse solar?

Como explica a NASA, um eclipse é um fenômeno celeste que causa admiração e muda drasticamente a aparência dos dois objetos mais grandiosos que vemos no céu: o Sol e a Lua.

Na Terra, é possível observar um eclipse solar quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham. Dependendo de como se alinham, eles oferecem uma visão única e emocionante do Sol ou da Lua.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, e projeta uma sombra sobre a Terra que bloqueia total ou parcialmente a luz do Sol em algumas áreas. Isso só acontece ocasionalmente porque a Lua não orbita no mesmo plano exato que o Sol e a Terra. O momento em que eles se alinham é conhecido como temporada de eclipses, o que acontece duas vezes por ano.

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.