Ouvindo...

Cinco sinais comuns de câncer de cólon que muitas vezes são ignorados

Também conhecido como câncer colorretal, o câncer de cólon é uma das principais causas de mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo

O câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal, é uma das principais causas de mortes relacionadas ao câncer em todo o mundo. Em 2020, mais de 1,9 milhão de novos casos foram relatados e 930.000 pessoas morreram em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

A organização também prevê que novos casos de câncer de cólon aumentarão para 3,2 milhões (um aumento de 63%) por ano até 2040, e as mortes aumentarão para 1,6 milhão por ano (um aumento de 73%).

A detecção precoce, portanto, é crucial para melhorar os resultados. No entanto, muitos sintomas iniciais são sutis, e as chances de serem descartados ou confundidos com outros problemas de saúde relativamente menos incômodos são altas. Isso atrasa o diagnóstico e afeta os planos de tratamento e os resultados.

Veja cinco sinais de câncer de cólon que são frequentemente ignorados

Alterações nos hábitos intestinais

Quaisquer alterações nos hábitos intestinais não devem ser facilmente descartadas. Alterações persistentes no padrão intestinal, como diarreia, constipação ou a sensação de que o intestino não está completamente vazio, são sintomas precoces de câncer de cólon.

As pessoas frequentemente atribuem essas mudanças à dieta ou ao estresse. No entanto, se a diarreia, a constipação ou o estreitamento das fezes persistirem por mais de uma semana, é necessário consultar um médico.

Sangue nas fezes

Um sinal precoce de câncer de cólon é sangue nas fezes. Se notar sangue vermelho vivo ou escuro nas fezes, você precisa de ajuda médica imediata.

Esses sinais costumam ser confundidos com hemorroidas ou problemas gastrointestinais leves. Embora essas preocupações também possam levar à presença de sangue nas fezes, o sangramento retal nunca deve ser ignorado.

Segundo a OMS, sangue nas fezes, seja vermelho vivo ou escuro, é um sintoma comum de câncer de cólon. A investigação precoce por meio de uma colonoscopia pode esclarecer a causa e detectar problemas antes que eles progridam.

Leia também

Desconforto abdominal

Cólicas abdominais frequentes, dor ou inchaço que não desaparecem são um sinal de alerta. Isso pode ser um indício de câncer de cólon.

Muitos confundem esse incômodo com síndrome do intestino irritável ou gases. Se você tiver dor abdominal persistente e outros sintomas, consulte um médico e investigue a causa.

Perda de peso inexplicável

Lembre-se: perder peso sem esforço nunca é um bom sinal. Perda de peso repentina e involuntária pode ser um sinal de alerta para câncer, incluindo câncer de cólon.

Se você perder 4,5 kg ou mais sem mudanças na dieta ou exercícios, converse com seu médico. Esse sinal costuma ser ignorado e as pessoas tendem a considerá-lo uma mudança positiva.

Fadiga crônica

Sentir-se cansado o tempo todo, mesmo após o descanso, é um sinal de alerta. A fadiga é outro sintoma negligenciado, e as pessoas tendem a atribuí-la ao trabalho ou ao estresse.

O câncer de cólon pode causar hemorragia interna, levando à anemia e à redução dos níveis de energia. Estudos têm demonstrado consistentemente que pacientes com câncer de cólon relatam fadiga como um sintoma precoce.

É fácil ignorar esse sintoma devido a um estilo de vida agitado. Mas, se esse sinal estiver associado a outros sintomas, ele exige atenção.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo