Ouvindo...

Preta Gil: entenda o que é, as causas e possíveis sintomas do câncer de intestino

Cantora, que faleceu neste domingo (20) aos 50 anos, tratava a doença nos Estados Unidos, após quase dois anos desde o diagnóstico

A cantora Preta Gil morreu, aos 50 anos, neste domingo (20), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, vítima de um câncer de intestino após quase dois anos de tratamento.

Preta recebeu o diagnóstico de câncer de intestino, em 10 de janeiro de 2023. Ela tinha um tumor de seis centímetros no reto. Recentemente, a cantora havia se mudado para os Estados Unidos em busca da cura, visto que no Brasil já fez tudo o que podia ser feito.

Entenda o que é, as causas e sintomas do câncer de intestino.

O que é o câncer de intestino?

O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um tipo de tumor maligno que se desenvolve nas paredes do intestino grosso.

Esse tipo de câncer geralmente tem origem em pólipos, pequenas lesões benignas que se formam no intestino grosso devido ao crescimento anormal de tecido nessa área e que podem, em alguns casos, evoluir para um câncer.

Leia também

Quais fatores podem causar o câncer no intestino?

Existem outros fatores que podem desencadear a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, eles incluem:

  • Estilo de vida
  • Alimentação Inadequada
  • Obesidade
  • Consumo exagerado de álcool e tabagismo
  • Histórico familiar e genético

Como identificar sintomas do câncer no intestino?

Entre os sintomas mais comuns do câncer de intestino estão alterações no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes, desconforto abdominal e perda de peso sem explicação.

Cansaço e fraqueza, além de massa ou caroço no abdômen também podem ser indicativos. No entanto, esses sintomas não significam necessariamente que a pessoa tem câncer, pois podem estar relacionados a outras doenças, como hemorroidas, gastrite ou síndrome do intestino irritável.

Se os sintomas persistirem, procure um médico.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo