Ouvindo...

Morre Preta Gil, aos 50 anos, quase dois anos após diagnóstico de câncer

Cantora deixa um filho, o músico Fran Gil, de 30 anos, e a neta, Sol de Maria, de 9

Preta Gil

A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos neste domingo (20), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Nascida em 8 de agosto de 1974 no Rio de Janeiro, a artista era uma das oito filhas de Gilberto Gil e sobrinha de Caetano Veloso. Sua mãe é a empresária Sandra Gadelha, que ficou com o artista até a década de 80.

Preta fez valer o ditado popular “filho de peixe, peixinho é" e ingressou na música aos 28 anos. Antes disso, a artista trabalhou como publicitária.

Além de cantora, Preta era empresária e trabalhou como apresentadora. Ela produziu diversos clipes musicais para artistas, dentre eles, Ivete Sangalo e Angélica.

A folia sempre fez parte da vida da artista, que tinha seu próprio bloco de Carnaval, o Baile da Preta, que incluía diversos ritmos brasileiros.

Em meio ao tratamento contra um câncer descoberto em 2023, Preta terminou o casamento de 8 anos com o personal trainer Rodrigo Godoy. À época, ela se sentiu abandonada pelo marido.

Depois, Preta descobriu que estava sendo traída por ele, que se envolveu com uma ex-funcionária dela. Ela chegou a declarar que “foi uma das dores mais profundas” que sentiu na vida”.

A cantora lançou neste ano a biografia “Preta Gil: Os primeiros 50”, onde relata períodos da sua vida, a descoberta do câncer e o término conturbado com o ex-marido.

Preta deixa um filho, o músico Fran Gil, de 30 anos, fruto do relacionamento com o ator Otávio Muller. A cantora tinha, ainda, uma neta de 9 anos, a pequena Sol de Maria.

Leia também

Câncer

Em 10 de janeiro de 2023, Preta recebeu o diagnóstico de câncer de intestino. Ela tinha um tumor de seis centímetros no reto.

Em março daquele ano, a cantora sofreu uma septicemia, teve 4 horas de perda de consciência e precisou ser reanimada. Ela chegou a ficar 20 dias internada na UTI.

Em julho, Preta se afastou das redes sociais para cuidar da saúde mental. A artista relatou que a “dor e a decepção” a motivaram a se distanciar da internet. Ela voltou dias depois.

Em agosto de 2023, a cantora colocou uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro depois do procedimento de reconstrução do trato intestinal.

Em 11 de dezembro de 2023, ela relatou que estava em remissão da doença, que acabou tendo recidiva em 22 de agosto deste ano.

A doença voltou mais agressiva, sendo em quatro lugares. Preta relatou ter dois linfonodos, metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

Em 8 de novembro de 2024, Preta passou por cirurgia para troca do Duplo J, visto que estava com cálculos renais que obstruíram seu cateter. Ela recebeu alta dois dias depois e, em menos de 24 horas, voltou ao hospital com dores no rim direito.

Recentemente, em 2025, Preta Gil se mudou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e relatou que está no país em busca da cura, visto que no Brasil já fez tudo o que podia ser feito.

“A quimioterapia que eu fiz lá no Brasil não foi tão eficaz como os médicos esperavam e eu também. Então a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes, ensaios ainda publicados ou não publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil”, disse em dezembro do ano passado, nas redes sociais.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.