A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos neste domingo (20), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Nascida em 8 de agosto de 1974 no Rio de Janeiro, a artista era uma das oito filhas de Gilberto Gil e sobrinha de Caetano Veloso. Sua mãe é a empresária Sandra Gadelha, que ficou com o artista até a década de 80.
Além de cantora, Preta era empresária e trabalhou como apresentadora. Ela produziu diversos clipes musicais para artistas, dentre eles,
A folia sempre fez parte da vida da artista, que tinha seu próprio bloco de Carnaval, o Baile da Preta, que incluía diversos ritmos brasileiros.
Em meio ao tratamento contra um câncer descoberto em 2023,
Depois, Preta descobriu que estava
A cantora lançou neste ano a biografia
Preta deixa um filho, o músico Fran Gil, de 30 anos, fruto do relacionamento com o ator Otávio Muller. A cantora tinha, ainda, uma neta de 9 anos, a pequena Sol de Maria.
Câncer
Em 10 de janeiro de 2023, Preta recebeu o
Em março daquele ano, a cantora sofreu uma septicemia, teve 4 horas de perda de consciência e precisou ser reanimada. Ela chegou a ficar 20 dias internada na UTI.
Em julho, Preta
Em agosto de 2023, a cantora colocou uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro depois do procedimento de reconstrução do trato intestinal.
Em 11 de dezembro de 2023, ela relatou que estava em remissão da doença, que acabou tendo recidiva em 22 de agosto deste ano.
Em 8 de novembro de 2024, Preta passou por cirurgia para troca do Duplo J, visto que estava com cálculos renais que obstruíram seu cateter. Ela recebeu alta dois dias depois e, em menos de 24 horas, voltou ao hospital com dores no rim direito.
Recentemente, em 2025, Preta Gil se mudou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e relatou que
“A quimioterapia que eu fiz lá no Brasil não foi tão eficaz como os médicos esperavam e eu também. Então a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes, ensaios ainda publicados ou não publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil”, disse em dezembro do ano passado, nas redes sociais.