A cantora Preta Gil, que está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, há dois dias, anunciou nesta quinta-feira (22) que vai precisar
Relembre sua trajetória com a doença
- Preta Gil foi
diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023. A cantora, que na época tinha 47 anos, escreveu nas redes sociais: “Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e, graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda- feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante”.
- Durante o tratamento de radio e quimioterapia, a cantora passou por situações delicadas. Em março, após sofrer uma septicemia, ela perdeu a consciência por quatro horas, preciso ser reanimada e ficou internada por 20 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A septicemia foi causada quando Preta foi contaminada por uma bactéria pelo cateter da quimioterapia, contou à revista Maria Claire.
- Em junho, Preta comemorou sua última sessão de radioterapia, que foi realizada para reduzir o tumor e, assim, realizar a remoção dele. “Agora são dois meses de pausa. A cirurgia e a cura virão”, escreveu.
- Dois meses depois, em agosto do mesmo ano, a artista passou pela cirurgia de retirada do tumor no intestino e ficou internada 28 dias em São Paulo. “Estou indo agora fazer a cirurgia pra retirar o tumor. Estou aqui cercada de amor, com meu filho Francisco Gil ao meu lado e tantos amigos e familiares, estou grata e calma, muito confiante nos médicos, já Deus certo, receberei a energia e vibrações positivas de vocês, orem por mim”, escreveu.
- Após a cirurgia, Preta precisou utilizar a bolsa de ileostomia até a cicatrização do trato intestinal. “Sim, eu uso bolsa de ileostomia e não tenho vergonha de mostrar, pois essa bolsinha salvou minha vida”, compartilhou.
- Após quatro meses com a bolsa, a cantora passou por uma nova cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão da ileostomia (retirada da bolsa) e ficou internada na UTI para recuperação. Na época, equipe da artista divulgou nas redes sociais que “a cirurgia ocorreu com grande êxito. Preta está bem e se recuperando na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Em breve, já deve ir para a semi-intensiva. Obrigada pelo carinho, orações e a preocupação de sempre. Já já ela mesma vem aqui falar com vocês”.
- Em dezembro, Preta Gil anunciou a cura do câncer, dias depois da cirurgia e 12 meses após o diagnóstico. No dia 11 ela contou que a cirurgia de reconstrução do trato intestinal e
reversão da ileostomia foi a última parte do tratamento e que a doença estava emremissão . “Amores, finalmente fazendo esse video tão esperado para vocês. O vídeo que eu digo com todo o meu coração e o aval dos médicos: venci o câncer do intestino, venci essa batalha junto com a ajuda de Deus, dos meus Orixás, das minhas santinhas, do amor de vocês, da minha família e a competência irreparável dos médicos”, escreveu.
Sintomas
Preta teve seis meses de prisão de ventre e ficou dez dias sem ir ao banheiro. Mesmo assim, ela não procurou ajuda médica. “Quando eu fazia as fezes, ela tinha sangue, muco e um formato diferente. É importantíssimo nós olharmos nossas fezes. Ela ficou achatada, olhava aquilo e achava normal”, contou em entrevista ao “Mais Você” em junho. “Como o câncer é no reto, ele impede a passagem. Então elas saem achatadas”, esclarece.
Além dos sintomas citados, Preta teve “picos de pressão alta” e “muita dor de cabeça”. “O diagnóstico foi uma cefaleia. Acordei numa quinta e, quando fui andar até o banheiro, senti escorrer sangue das minhas pernas. Era muito sangue. Tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital, médicos pediram exames, tomografia. Na primeira, apareceu um tumor de seis centímetros”, relembra.
Ela conta que não tinha feito exame de colonoscopia e alerta que todo mundo aos 45 anos deve fazer. “Não espere passar mal, sentir alguma coisa”, destaca.
Traição e divórcio
Em abril de 2023 surgiram boatos sobre o
Reflexiva, Preta escreveu: “Será que eu devo? Eu já estava insatisfeita com algumas coisas do casamento e, com o diagnóstico, eu fiquei me sentindo ainda mais insatisfeita do que estávamos vivendo como casal.”.
“Eu não preciso me curar pra separar. Foi uma das dores mais profundas que eu senti na vida. Primeiro porque existia muito amor, eu tinha nele também isso de cuidar de mim, projetei muito isso, isso é uma coisa a se repensa.”, desabafou.