Preta Gil recebeu o
Depois de tratar de todas as formas que podia com a medicina do Brasil, a artista mudou-se, em julho de 2024, para os Estados Unidos, em busca da cura total. No entanto, o
Além de carregar em seu próprio nome o poder da resistência e da luta, Preta Maria Gadelha Gil Moreira se tornou um símbolo de resiliência e incentivo durante os dois anos e sete meses convivendo — em altos e baixos — com um diagnóstico que, se descoberto precocemente, tem 90% de chances de cura.
Fernando Furlan, médico cirurgião do aparelho digestivo, explica à Itatiaia que o câncer colorretal, conhecido popularmente como câncer de intestino, é um “tumor maligno que se forma na parte final do sistema digestivo, mais especificamente no cólon (intestino grosso) e no reto”.
Segundo ele, a doença costuma surgir na parede do intestino ou dos pólipos, geralmente benignos, mas que podem sofrer mutações ao longo dos anos e se tornar cancerígenos. Além disso, o profissional reforça que esse tipo de câncer é pode ser mais perigoso, uma vez que evolui de forma silenciosa.
“Muitas vezes, ele só é identificado em fases mais avançadas, quando já houve disseminação para outros órgãos, o que reduz significativamente as chances de cura. É justamente essa possibilidade de desenvolvimento assintomático que o torna uma ameaça silenciosa, reforçando a importância da prevenção e de exames periódicos da saúde em geral”, afirma.
Quando buscar ajuda?
Tudo depende dos sintomas, que, apesar de serem silenciosos, na maioria das vezes são eles que fazer o paciente buscar ajuda médica. No entanto, é preciso se atentar ao sinais do seu corpo e, em caso de histórico familiar de câncer colorretal, é importante dar uma atenção a mais e realizar exames específicos.
De acordo com a cirurgiã-geral e oncológica, Fernanda Cardoso Parreiras, professora na Faseh, os sintomas dele podem variar, mas os mais comuns incluem: sangramento nas fezes; alterações no hábito intestinal (como diarreia ou constipação persistente); dor abdominal; sensação de que o intestino não esvaziou completamente e perda de peso sem causa aparente.
“Por isso [ser uma doença silenciosa], o rastreamento regular é tão importante, que muitas vezes se resume a acompanhamento médico e exames básicos disponíveis na atenção primária e, em casos selecionados por orientação médica, realização de colonoscopia”, disse a especialista.
O médico oncologista Henrique de Lins e Horta ressalta que para rastrear, o primeiro exame a ser feito é o de sangue oculto nas fezes. Posteriormente, são indicadas a colonoscopia e a retossigmoidoscopia, podendo, inclusive, dependendo do tamanho do tumor, retirá-lo já no exame.
O profissional explica que antes, o ideal era iniciar o rastreamento do câncer colorretal aos 50 anos de idade, mas,
Morte Preta Gil
A filha de
O
Em seguida, o corpo de Preta foi encaminhado para Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, onde foi