O
“Os bombardeios no território da Venezuela e o sequestro do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e ameaçam a comunidade internacional com um precedente extremamente perigoso”, disse, durante reunião extraordinária nesta terça-feira (6).
Para o embaixador, as ações atuais dos EUA evocam tempos considerados ultrapassados, mas que “voltam a assolar a América Latina e o Caribe”.
“A ação que acaba de acontecer não só viola a proibição do uso da força como lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe”, afirmou.
Assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Belli citou a soberania nacional como algo fundamental. “A soberania nacional, sustentada no direito internacional e nas instituições multilaterais, é fundamental para que os povos possam exercer sua autodeterminação. O edifício multilateral, apesar de suas imperfeições, constitui o único instrumento disponível para assegurar racionalidade, igualdade e justiça entre as nações”, reiterou.
Belli afirmou que, se isso for perdido, os países perderão não só a independência, mas também a “dignidade nacional”, tornando-se “coadjuvantes” na definição dos próprios destinos.
“O Brasil está convencido, nesse sentido, de que somente um processo político inclusivo, liderado pelas e pelos venezuelanos, livre de ingerências externas, pode conduzir a uma solução que respeite a vontade do povo venezuelano e dignidade humana do país”, concluiu.
Cronologia da prisão de Maduro
Ataque e captura (02h50 – 03h20)
- 02h50 | Explosões em Caracas: Moradores da capital venezuelana relataram
tremores e o som de aeronaves de guerra . Pelo menos sete explosões foram ouvidas em um intervalo de 30 minutos. Segundo informações obtidas pelo The New York Times, a ofensiva inicial deixou ao menos40 mortos . - 03h00 | A Invasão da Força Delta: Tropas de elite da Força Delta invadiram o complexo onde Maduro estava com sua esposa,
Cilia Flores . A inteligência da CIA, que monitorava o padrão de vida de Maduro desde agosto, foi crucial para o sucesso da incursão. - 03h20 | Extração Aérea: Em menos de meia hora, Maduro e Cilia foram retirados de helicóptero e levados ao navio militar
USS Iwo Jima , posicionado estrategicamente no Mar do Caribe.
Operação concluída (06h21 – 13h40)
- 06h21 | Anúncio de Trump: Através da rede Truth Social, Donald Trump oficializou a captura: “Os EUA realizaram com sucesso um ataque de grande escala.
Maduro foi capturado e retirado do país por via aérea”. - 06h40 | Reação Venezuelana: A TV estatal da Venezuela classificou a ação como “sequestro” e uma “violação flagrante da soberania e da Carta das Nações Unidas”. O governo chavista acusou os EUA de tentarem confiscar os recursos minerais e o petróleo do país.
- 13h23 | A Foto do Flagra:
Trump publicou a primeira imagem de Maduro sob custódia . Na foto, o venezuelano aparecealgemado, com os olhos vendados e usando fones de ouvido . - 13h40 | Governo de Transição: Em coletiva em Mar-a-Lago, Trump afirmou que os EUA governarão a Venezuela imediatamente para garantir uma “transição sensata”. Ele descartou o apoio à opositora María Corina Machado, afirmando que ela não teria força para governar sozinha.
Situação da Venezuela (15h00 – 18h40)
- 15h00 | Substituição em Caracas: A
vice-presidente Delcy Rodríguez rejeitou a autoridade americana e convocou um conselho especial de defesa. No entanto, a Suprema Corte da Venezuela ordenou que Rodríguez assuma a presidência interina para garantir a continuidade administrativa do país. - 18h40 | Desembarque em Nova York: A aeronave militar com Maduro pousou na Base Aérea de Stewart, em Nova York. Escoltado por mais de uma dúzia de agentes federais da DEA, Maduro foi visto algemado e vestindo roupas cinzas. Ele passou pelo processo de fichamento, incluindo coleta de digitais e fotos judiciais.
Prisão (23h00)
- Custódia no Brooklyn: Nicolás Maduro foi transferido para o Centro de Detenção Metropolitano no Brooklyn, a mesma unidade onde estão detidas
figuras como o rapper Sean “Diddy” Combs.
Julgamento
Às 14h desta segunda-feira (5), Maduro passou por audiência de custódia. O
Uma
*Com CNN Brasil