Ouvindo...

Atentado contra Miguel Uribe: depoimento do atirador e origem da arma podem ser cruciais em investigação

Adolescente de 15 anos foi preso suspeito de ter atirado contra o pré-candidato à presidência da Colômbia

Senador Miguel Uribe foi baleado durante campanha no sábado (7)

Miguel Uribe, senador e candidato à presidência da Colômbia nas eleições previstas para o ano que vem, segue internado em estado gravíssimo. E enquanto isso, investigadores correm para descobrir tudo o que está por trás do atentado, que ocorreu no sábado (7), por volta das 17h do horário local, em Bogotá.

O atirador, um rapaz de 15 anos, usou uma pistola Glock 9mm, adquirida por um homem chamado Charles Joe Anderson em 2020, no Arizona, nos Estados Unidos. O adolescente foi contratado para atirar em Uribe. A informação é do jornal colombiano El Tiempo.

Portanto, algumas coisas ainda faltam à polícia descobrir: como e quando essa pistola circulou no mercado negro até chegar às mãos do adolescente. Descobrindo isso, a promotoria e a polícia esperam chegar a quem planejou o atentado. A suspeita é de que o crime tenha sido orquestrado por uma organização criminosa, que teria contratado o adolescente.

No local em que ocorreu o ataque, foram recuperados 15 cartuchos. Vídeos da cena e outras informações são analisadas por policiais.

Contratado por dono de ponto de tráfico

O adolescente contou, em depoimento à polícia, que foi contratado pelo dono do ponto de tráfico de drogas no bairro em que morava com uma tia. O rapaz se declarou inocente ao Ministério Público nesta terça (10).

No local onde mora, há três gangues criminosas atuantes, segundo fontes do jornal El Tiempo. A polícia realiza investigações de porta em porta para encontrar os chefes do tráfico da região.

Nos endereços do atirador, foram apreendidos dois celulares, um notebook, tablets e documentos. Nos dispositivos, eram armazenados mais de 10 TB de informações, analisadas por peritos.

Autoridades colombianas, como o presidente Gustavo Petro, acreditam, ainda, que a máfia internacional esteja ligada ao crime.

Estado crítico

Após ser atingido duas vezes na cabeça e uma no joelho, Miguel Uribe Turbay segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Fundação Santa Fé de Bogotá.

Ele está em estado crítico no hospital, com estado de saúde gravíssimo e prognóstico reservado, conforme indicou o boletim desta terça (10). Outras três pessoas também ficaram feridas, mas seus estados de saúde não foram divulgados.

Leia também

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.