Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, foi baleado durante um evento em Bogotá neste sábado (7), informou a polícia nacional colombiana.
O suspeito de cometer o ataque foi preso, de acordo com o prefeito de Bogotá, Carlos Galán.
Uribe recebeu atendimento hospitalar de emergência após o ataque no bairro de Fontibón. Toda a rede hospitalar está em alerta caso ele precise ser transferido, disse Galán.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento exato em que ele é baleado. Uribe faz um discurso a milhares de pessoas e é atingido na cabeça. É possível ouvir mais de cinco tiros no momento.
Ex-presidente da Colômbia, Uribe se apresenta à Justiça em processo penal inédito; entenda Entrevistas para visto americano são canceladas pelos EUA na Colômbia após declaração de Petro
O presidente da Colômbia,
O governo colombiano emitiu, há pouco, uma nota condenando o ataque contra o senador. Leia na íntegra:
“COMUNICADO AO PÚBLICO
O Governo Nacional condena de forma categórica e contundente o ataque ao Senador Miguel Uribe Turbay nas últimas horas.
Este ato de violência constitui um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia. Qualquer ato que vise silenciar aqueles que participam da vida pública por meio de intimidação ou violência é inaceitável e merece a mais profunda condenação do Estado e da cidadania.
Expressamos nossa solidariedade ao Senador Uribe Turbay, sua família, sua equipe e seus colegas no Congresso da República. Apelamos as autoridades competentes a realizarem imediata e rigorosamente as investigações necessárias que levem à identificação e ao julgamento dos responsáveis por este ataque. O Governo do Presidente Gustavo Petro reitera seu compromisso inabalável com a proteção de todos os líderes políticos, sociais e cidadãos que exercem seus direitos no âmbito da Constituição e da lei. A paz, a convivência e o respeito às diferenças são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa e democrática.
Apelamos a todos os setores do país para que cerquem nossas instituições de unidade e rejeitem qualquer forma de violência política. Somente por meio do diálogo, da legalidade e do respeito à vida podemos caminhar para um país mais equitativo e pacífico.”
Essa matéria está em atualização
*Com informações da CNN