Ouvindo...

Miguel Uribe, candidato à presidência da Colômbia, é baleado em Bogotá

O suspeito de cometer o ataque foi preso, de acordo com o prefeito de Bogotá, Carlos Galán

Colombian politician Miguel Uribe Turbay during the demonstrations against the reform proposals of Colombian president Gustavo Petro, in Bogota, Colombia, February 15, 2023. (Photo by Sebastian Barros/NurPhoto) (Photo by Sebastian Barros / NurPhoto via AFP)

Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, foi baleado durante um evento em Bogotá neste sábado (7), informou a polícia nacional colombiana.

O suspeito de cometer o ataque foi preso, de acordo com o prefeito de Bogotá, Carlos Galán.

Uribe recebeu atendimento hospitalar de emergência após o ataque no bairro de Fontibón. Toda a rede hospitalar está em alerta caso ele precise ser transferido, disse Galán.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento exato em que ele é baleado. Uribe faz um discurso a milhares de pessoas e é atingido na cabeça. É possível ouvir mais de cinco tiros no momento.

Leia também

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, lamentou o ocorrido. “Minha solidariedade à família Uribe e à família Turbay. Não sei como aliviar a dor deles. É a dor de uma mãe e de uma pátria perdidas”, publicou.

O governo colombiano emitiu, há pouco, uma nota condenando o ataque contra o senador. Leia na íntegra:

“COMUNICADO AO PÚBLICO

O Governo Nacional condena de forma categórica e contundente o ataque ao Senador Miguel Uribe Turbay nas últimas horas.

Este ato de violência constitui um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia. Qualquer ato que vise silenciar aqueles que participam da vida pública por meio de intimidação ou violência é inaceitável e merece a mais profunda condenação do Estado e da cidadania.

Expressamos nossa solidariedade ao Senador Uribe Turbay, sua família, sua equipe e seus colegas no Congresso da República. Apelamos as autoridades competentes a realizarem imediata e rigorosamente as investigações necessárias que levem à identificação e ao julgamento dos responsáveis por este ataque. O Governo do Presidente Gustavo Petro reitera seu compromisso inabalável com a proteção de todos os líderes políticos, sociais e cidadãos que exercem seus direitos no âmbito da Constituição e da lei. A paz, a convivência e o respeito às diferenças são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa e democrática.

Apelamos a todos os setores do país para que cerquem nossas instituições de unidade e rejeitem qualquer forma de violência política. Somente por meio do diálogo, da legalidade e do respeito à vida podemos caminhar para um país mais equitativo e pacífico.”

Essa matéria está em atualização

*Com informações da CNN

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.