Ouvindo...

Entrevistas para visto americano são canceladas pelos EUA na Colômbia após declaração de Petro

Diversos cidadãos colombianos foram barrados na porta da Embaixada dos EUA em Bogotá, na Colômbia, nesta segunda-feira (27)

Embate entre Petro e Trump deixou diversos sem visto americano na Colômbia

Diversos cidadãos colombianos tiveram suas entrevistas para visto americano canceladas devido ao atrito entre os presidentes Donald Trump e Gustavo Petro. A Colômbia não aceitou os voos de repatriação vindos dos EUA, e o governo norte-americano decidiu aplicar sanções ao país sul-americano.

A ação de suspender o processamento e entrevistas de vistos foi uma retaliação dos Estados Unidos à recusa da Colômbia de aceitar aviões com pessoas deportadas, segundo a CNN. Para cidadãos americanos, o serviço continuará funcionando normalmente.

“Prezado solicitante, sua entrevista para visto de 27 de janeiro foi cancelada devido à recusa do governo colombiano de aceitar voos de repatriação de cidadãos colombianos dos Estaods Unidos, que o presidente Gustavo Petro havia autorizado previamente”, dizia o comunicado entregue às pessoas que tinham entrevistas marcadas.

Leia também

Na manhã desta segunda-feira (27) diversos colombianos se encontravam na porta da Embaixada dos Estados Unidos na Colômbia, em Bogotá, aguardando atendimento. O local, no entanto, estava fechado. A rádio Caracol fez um registro do local cheio. Clique aqui e veja.

Petro recusou os voos com repatriados devido ao tratamento dos EUA. “Os EUA não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos. Proíbo a entrada de aviões norte-americanos com migrantes colombianos em nosso território. Os EUA devem estabelecer um protocolo de tratamento digno aos migrantes antes de recebê-los”, escreveu Petro neste domingo (26).

A Colômbia assinou um acordo com os EUA para o regresso de imigrantes ilegais deportados ou repatriados. Em contrapartida, Petro afirmou que atualmente existem 15.660 americanos morando de maneira irregular na Colômbia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.