Diversos cidadãos colombianos tiveram suas entrevistas para visto americano canceladas devido ao atrito entre os presidentes Donald Trump e Gustavo Petro. A Colômbia não aceitou os voos de repatriação vindos dos EUA, e o governo norte-americano decidiu
A ação de suspender o processamento e entrevistas de vistos foi uma retaliação dos Estados Unidos à recusa da Colômbia de
“Prezado solicitante, sua entrevista para visto de 27 de janeiro foi cancelada devido à recusa do governo colombiano de aceitar voos de repatriação de cidadãos colombianos dos Estaods Unidos, que o presidente Gustavo Petro havia autorizado previamente”, dizia o comunicado entregue às pessoas que tinham entrevistas marcadas.
Na manhã desta segunda-feira (27) diversos colombianos se encontravam na porta da Embaixada dos Estados Unidos na Colômbia, em Bogotá, aguardando atendimento. O local, no entanto, estava fechado. A rádio Caracol fez um registro do local cheio.
Petro recusou os voos com repatriados devido ao
A Colômbia assinou um acordo com os EUA para o regresso de imigrantes ilegais deportados ou repatriados. Em contrapartida, Petro afirmou que atualmente existem 15.660 americanos morando de maneira irregular na Colômbia.