Ouvindo...

EUA suspende serviço de emissão de vistos para colombianos após declaração de Gustavo Petro

Presidente da Colômbia afirmou que não irá autorizar a entrada de aviões com colombianos deportados dos EUA

O governo americano suspendeu neste domingo (26) o funcionamento do departamento de vistos da representação diplomática na Colômbia. A medida foi tomada horas depois do presidente do país sul-americano, Gustavo Petro, informar que não vai receber aviões com migrantes colombianos enviados sem tratamento digno.

“Os EUA não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos. Proíbo a entrada de aviões norte-americanos com migrantes colombianos em nosso território. Os EUA devem estabelecer um protocolo de tratamento digno aos migrantes antes de recebê-los”, escreveu Petro na madrugada deste domingo (26).

As declarações foram feitas depois que brasileiros que migraram ilegalmente para os EUA foram trazidos de volta ao Brasil acorrentados e em um avião defeituoso. Eles também relataram que foram agredidos durante a viagem.

A Colômbia assinou um acordo com os EUA para o regresso de imigrantes ilegais deportados ou repatriados. Em contrapartida, Petro afirmou que atualmente existem 15.660 americanos morando de maneira irregular na Colômbia.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento