O primeiro voo de imigrantes ilegais partiu dos Estados Unidos à Guatemala na noite dessa quinta-feira (23), informou um oficial à CNN. As deportações serão realizadas em aviões militares.
Aproximadamente 75-80 guatemaltecos foram repatriados. No início desta semana, foram enviadas quatro aeronaves - dois C-17s e dois C-130s - a San Diego e El Paso para dar suporte à repatriação.
Nesta sexta-feira (24), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, fez uma postagem no X com uma foto de imigrantes, presos em correntes, entrando em aeronaves para serem deportados. Não foi dito, no entanto, de quais nacionalidades eles eram.
“Os voos de deportação começaram. O presidente Trump está mandando uma forte e clara mensagem para o mundo inteiro: se você entrar ilegalmente nos Estados Unidos da América, você enfrentará graves consequências”, publicou a porta-voz.
Nessa quinta-feira (23), Leavitt informou que o
“A administração de Trump também deportou centenas de criminosos imigrantes ilegais por meio de aeronaves militares. A maior operação de deportação em massa da história está bem encaminhada. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, finalizou.
Uma das primeiras medidas anunciadas pelo presidente estadunidense foi a de