Ouvindo...

Miguel Uribe: o que se sabe sobre o atentado ao pré-candidato à presidência da Colômbia

Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, foi baleado nesse sábado (7), em Bogotá, durante campanha

Senador Miguel Uribe Turbay sendo resgatado após ser baleado

Miguel Uribe, de 39 anos, foi baleado nesse sábado (7), no bairro de Fontibón, em Bogotá, durante campanha eleitoral. O senador, do Centro Democrático, é pré-candidato à presidência da Colômbia.

Logo após o atentado, a área foi isolada e Miguel Uribe encaminhado para a clínica Medicentro. Posteriormente, ele foi transferido para a Fundação Santa Fé.

Leia também

Qual é o estado de saúde de Miguel Uribe?

Conforme o “El Espectador”, Miguel Uribe estaria em estado de saúde “delicado”, tendo sido baleado duas vezes, uma no pescoço e outra no joelho.

A unidade de saúde onde ele está internado divulgou comunicado à imprensa ontem, e destacou que ele passou por um “procedimento neurocirúrgico e vascular periférico”. Nesta madrugada, ele deixou o centro cirúrgico.

“Todos os protocolos de atendimento de alta complexidade necessários foram ativados”, pontuou a Fundação Santa Fé.

O que se sabe sobre o atentado?

Um adolescente de 15 anos foi apreendido por ter, supostamente, conexão com o atentado. Agora, segundo o “El Espectador”, a polícia está mobilizada a localizar outro suspeito. Na noite de sábado, uma reunião extraordinária do conselho de segurança - liderada pelo presidente Gustavo Petro - foi realizada na sede da Polícia Nacional.

Participaram os ministros da Defesa (general aposentado Pedro Sánchez) e do Interior (Armando Benedetti), o diretor da Polícia (general Carlos Fernando Triana), a cúpula militar e o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, além da Procuradoria-Geral da República, chefiada por Luz Adriana Camargo.

O menor portava uma arma de fogo do tipo Glock nove milímetros. Neste momento, a agência atua com quatro linhas de investigação para esclarecer os fatos. Porém, tanto a Procuradoria-Geral da República quanto o presidente — em discurso — afirmaram que a investigação está apenas começando. A escolta do senador e toda a equipe de segurança também serão investigadas.

Presidente discursa sobre atentado

Durante discurso, o presidente Gustavo Petro afirmou que “até o momento, existem apenas hipóteses, e elas não podem ser descartadas categoricamente até que a própria investigação amadureça e nos leve da hipótese à certeza”.

“Por trás dessa pessoa chamada Miguel Uribe Turbay, quaisquer que sejam seus pensamentos e posições políticas, ele é, antes de tudo, uma pessoa, um ser humano, e, portanto, tem o direito absoluto de viver. Em um momento como este, tudo o que fizermos deve se concentrar em garantir que ele possa continuar vivendo, abraçar sua família e seus filhos, e fazer o que ele, política e livremente, acredita que deve fazer, sem nossa interferência”, disse ele, que acrescentou que a “primeira responsabilidade do presidente da Colômbia é proteger a vida de sua própria oposição.”

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.