Ouvindo...

Passado traumático: Miguel Uribe enfrentou tragédia envolvendo Pablo Escobar

Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, está internado em estado ‘crítico’ após ser baleado durante campanha

Miguel Uribe está internado em estado crítico

O senador Miguel Uribe, de 39 anos, que foi baleado durante campanha para presidência da Colômbia, enfrentou um passado traumático. Quando tinha 5 anos, a mãe dele foi assassinada a mando do narcoterrorista colombiano Pablo Escobar (1949-1993).

Diana Turbay era uma jornalista nascida em Bogotá, que foi sequestrada pelo Cartel de Medellín, fundado e liderado por Escobar. Ela morreu aos 40 anos durante tentativa de fuga frustrada. Sua história, inclusive, foi relatada em livro de Gabriel García Márquez (1927-2014), e nas telas, como em “Narcos” (Netflix) e “Notícia de um Sequestro” (Prime Vídeo).

Leia também

Sequestro

Diana Turbay foi sequestrada em 30 de agosto de 1990 após ser enganada. Ela foi chamada para uma suposta entrevista com um líder guerrilheiro, o padre espanhol Manuel Pérez Martínez (1943-1998) - conhecido como El Cura Pérez. Porém, tudo não passava de uma armadilha.

Ela, na verdade, foi chamada por um homem que pertencia à gangue criminosa “Los Priscos”, que foi contratada por Pablo Escobar, que desejava sequestrar o maior número de políticos e jornalistas possível. O objetivo era impedir que um tratado de extradição com os Estados Unidos (EUA) fosse aprovado.

A jornalista foi mantida em cárcere na cidade de Copacabana, em Antioquia, juntamente com o seu cinegrafista Richard Becerra. Porém, em 25 de janeiro de 1991, ela foi assassinada em uma operação de resgate fracassada da polícia.

Diana foi baleada nas costas, enquanto Richard não se feriu. Ela deixou dois filhos, María Carolina Hoyos Turbay e Miguel Uribe Turbay, além do marido, Miguel Uribe Londoño.

Como está Miguel Uribe?

O senador Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, permanece em estado crítico após ser baleado no bairro de Fontibón, em Bogotá, durante campanha. Ainda ontem, ele passou por um “procedimento neurocirúrgico e vascular periférico”, segundo informou a Fundação Santa Fé.

“Admitimos o Sr. Miguel Uribe Turbay em nosso Pronto-Socorro. Ele está em estado crítico e recebendo atendimento prioritário de nossa equipe de especialistas. Atualmente, ele está sendo submetido a procedimentos neurocirúrgicos e vasculares periféricos”, disse em comunicado.

“Desde o momento da sua chegada, todos os protocolos de atendimento de alta complexidade necessários foram ativados. Nossa equipe de saúde e os recursos técnicos da instituição estão totalmente preparados para prestar o tratamento necessário com o máximo comprometimento, rigor e humanidade”, completa.

No X, antigo Twitter, María Claudia Tarazona, esposa de Uribe, pediu orações pela vida do marido, que, segundo ela, está lutando pela vida.

Até o momento, um adolescente de 15 anos foi apreendido por ter, supostamente, conexão com o atentado. Agora, segundo o “El Espectador”, a polícia está mobilizada a localizar outro suspeito. Na noite de sábado, uma reunião extraordinária do conselho de segurança - liderada pelo presidente Gustavo Petro - foi realizada na sede da Polícia Nacional.

O menor portava uma arma de fogo do tipo Glock nove milímetros. Neste momento, a agência atua com quatro linhas de investigação para esclarecer os fatos. Porém, tanto a Procuradoria-Geral da República quanto o presidente — em discurso — afirmaram que a investigação está apenas começando. A escolta do senador e toda a equipe de segurança também serão investigadas.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.