Ouvindo...

Miguel Uribe tem estado de saúde atualizado neste domingo: ‘condição é extremamente séria’

Pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe foi baleado durante campanha realizada em Bogotá

Senador Miguel Uribe Turbay sendo resgatado após ser baleado

O senador Miguel Uribe, de 39 anos, teve o estado de saúde atualizado às 11h20 (horário de Brasília) deste domingo (8), após ser baleado ontem. Conforme a Fundação Santa Fé de Bogotá, onde o político do Centro Democrático está internado, a condição do pré-candidato à presidência da Colômbia "é extremamente séria”.

Conforme relatório médico, Uribe permanece em estado crítico. “Após todas as avaliações necessárias por diversos especialistas, ele foi imediatamente submetido a cirurgia para controle inicial de danos”, destaca o comunicado.

Leia também

“Após concluir os procedimentos neurocirúrgicos e na coxa esquerda, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para estabilização pós-operatória. A condição é extremamente séria e o prognóstico é reservado”, encerra.

No X, antigo Twitter, María Claudia Tarazona, esposa de Uribe, pediu orações pelo marido, que, segundo ela, está lutando pela vida.

Adolescente foi apreendido

O senador Miguel Uribe foi baleado durante campanha no bairro de Fontibón, em Bogotá, na Colômbia, na tarde de sábado (horário local). Logo após o atentado, a área foi isolada e Miguel Uribe encaminhado para a clínica Medicentro. Posteriormente, ele foi transferido para a Fundação Santa Fé.

Até o momento, um adolescente de 15 anos foi apreendido por ter, supostamente, conexão com o atentado. Agora, segundo o “El Espectador”, a polícia está mobilizada a localizar outro suspeito. Na noite de sábado, uma reunião extraordinária do conselho de segurança - liderada pelo presidente Gustavo Petro - foi realizada na sede da Polícia Nacional.

O menor portava uma arma de fogo do tipo Glock nove milímetros. Neste momento, a agência atua com quatro linhas de investigação para esclarecer os fatos. Porém, tanto a Procuradoria-Geral da República quanto o presidente — em discurso — afirmaram que a investigação está apenas começando. A escolta do senador e toda a equipe de segurança também serão investigadas.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.