Ouvindo...

J.D Vance, vice-presidente dos EUA, irá assistir missa de entronização do papa Leão XIV

Nas redes sociais, o então cardeal Robert Prevost já havia criticado uma interpretação de Vance que usava a doutrina católica para defender políticas anti-migratórias

J.D Vance, vice-presidente dos EUA.

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance, irá assistir à missa de entronização do papa Leão XIV, que irá marcar o início do pontificado, na praça de São Pedro, no próximo domingo (18).

Vance será líder da delegação estadunidense, segundo a Casa Branca, e o secretário de Estado, Marco Rubio, também estará presente.

Natural da cidade de Chicago, no estado de Illinois, Robert Francis Prevost, é o primeiro papa nascido nos EUA.

Durante o período que atual como cardeal e também como bispo, o agora papa compartilhou, nas redes sociais, manchetes de reportagens jornalísticas com críticas ao governo de Donald Trump especialmente sobre políticas migratórias.

Leia também

Em fevereiro, como cardeal, Prevost republicou o artigo “JD Vance está errado: Jesus não nos pede que classifiquemos nosso amor pelos demais”.

O texto, publicado no site National Catholic Reporter, questiona o vice-presidente, que é católico, por citar a doutrina da Igreja para apoiar o cancelamento de ajuda externa.

Ele havia justificado que a política anti-migratória dos EUA usando um preceito conhecido como “ordo amoris”, em português, a “ordem do amor”. Vance alegou que o cristão deve beneficiar, antes de tudo, seus mais próximos e concidadãos, não estrangeiros.

A interpretação também já havia sido criticada publicamente pelo papa Francisco.

Antes de falecer aos 88 anos, o pontífice argentino recebeu Vance no Vaticano.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.