Ouvindo...

J.D Vance, vice-presidente dos EUA, irá assistir missa de entronização do papa Leão XIV

Nas redes sociais, o então cardeal Robert Prevost já havia criticado uma interpretação de Vance que usava a doutrina católica para defender políticas anti-migratórias

J.D Vance, vice-presidente dos EUA.

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance, irá assistir à missa de entronização do papa Leão XIV, que irá marcar o início do pontificado, na praça de São Pedro, no próximo domingo (18).

Vance será líder da delegação estadunidense, segundo a Casa Branca, e o secretário de Estado, Marco Rubio, também estará presente.

Natural da cidade de Chicago, no estado de Illinois, Robert Francis Prevost, é o primeiro papa nascido nos EUA.

Durante o período que atual como cardeal e também como bispo, o agora papa compartilhou, nas redes sociais, manchetes de reportagens jornalísticas com críticas ao governo de Donald Trump especialmente sobre políticas migratórias.

Leia também

Em fevereiro, como cardeal, Prevost republicou o artigo “JD Vance está errado: Jesus não nos pede que classifiquemos nosso amor pelos demais”.

O texto, publicado no site National Catholic Reporter, questiona o vice-presidente, que é católico, por citar a doutrina da Igreja para apoiar o cancelamento de ajuda externa.

Ele havia justificado que a política anti-migratória dos EUA usando um preceito conhecido como “ordo amoris”, em português, a “ordem do amor”. Vance alegou que o cristão deve beneficiar, antes de tudo, seus mais próximos e concidadãos, não estrangeiros.

A interpretação também já havia sido criticada publicamente pelo papa Francisco.

Antes de falecer aos 88 anos, o pontífice argentino recebeu Vance no Vaticano.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.