Ouvindo...

Trump revela ligações de líderes mundiais após ‘tarifaço': ‘Estão puxando o meu saco’

A declaração foi dada durante um discurso feito em um jantar do Comitê Nacional Republicano

Donald Trump em 2019

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (8) que líderes mundiais estão ligando para ele a fim de conseguir negociar as tarifas recíprocas impostas por ele na semana passada. O ‘tarifaço’ entrou em vigor nesta quarta-feira (9).

“Estou te falando, esses países estão nos ligando, puxando o meu saco. Eles estão doidos para fazer um acordo. ‘Por favor, por favor, senhor, me deixe fazer um acordo’”, disse ele, em um discurso feito em um jantar do Comitê Nacional Republicano.

Ele chegou a mencionar indiretamente a China, que tem implementado tarifas retaliatórias aos EUA. Nesta quarta, após a taxa de 104% passar a valer, o governo chinês aumentou os impostos sob importação de produtos americanos para 84%. O país, inclusive, já declarou que combaterá as taxas ‘até o fim’.

Leia também

‘Tarifaço’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na semana passada uma série de tarifas em países do mundo inteiro, incluindo os parceiros comerciais, como China e União Europeia. Isso causou caos na economia mundial, com boicotes ao país norte-americano.

As taxas de 104% sob produtos chineses entrou em vigor às 00h do horário de Washington nesta quarta-feira (9). Quase 60 países também enfrentam novas taxas impostas pelo governo de Trump.

O presidente acusa os países de saque e impôs uma tarifa universal de 10% a todos os produtos importados, que entrou em vigor no sábado (5). Nesta quarta, as tarifas mais altas passaram a valer.

Bolsas caem

Após uma leve recuperação na terça-feira (8), as Bolsas voltaram a cair nesta quarta, devido ao temor das consequências do ‘tarifaço’ no consumo e crescimento econômico.

No Japão, o índice Nikkei encerrou o dia em queda de 3,93%. Outros mercados da Ásia também fecharam em queda livre, como Taipé (-5,8%) e Seul (-1,73%).

Na Europa, nos primeiros minutos do dia, Paris perdia 2,84%, Frankfurt 2,37%, Londres 2,31%, Madri 2,79% e Milão 2,78%.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.