Ouvindo...

Assembleia Geral da ONU começa nesta quarta (23); veja o que deve ser debatido

Neste ano, serão seis dias de trabalhos em Nova York, nos Estados Unidos

Bandeira da Organização das Nações Unidas

Começa nesta terça-feira (23) a 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, evento anual que reúne os principais governantes dos 193 Estados membros da organização. Neste ano, serão seis dias de trabalhos em Nova York, nos Estados Unidos.

Neste ano, serão tratadas as questões das guerras em Gaza e na Ucrânia, com possíveis acordos de cessar-fogo. O tema deste ano é “Melhores juntos: 80 anos e mais pela paz, desenvolvimento e direitos humanos”.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, será o primeiro a discursar nesta terça, como de costume. Em seguida, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos fará o seu discurso.

Leia também

Reconhecimento do Estado palestino e cessar-fogo

Um dos principais assuntos da reunião é o reconhecimento do Estado palestino. Neste domingo (21), Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália realizaram o reconhecimento.

Nesta terça-feira (22), França, Andorra, Bélgica, Luxemburgo, Malta e San Marino também devem formalizar o reconhecimento do Estado palestino.

A guerra em Gaza também será debatida na reunião.

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu deve discursar na sexta-feira da próxima semana. Já o presidente palestino, Mahmoud Abbas, não comparecerá, uma vez que os EUA não lhe concederam o visto. Ele falará por videoconferência.

Vale lembrar que Netanyahu é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra e contra a humanidade cometidos em Gaza.

Guerra na Ucrânia

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, também estará no evento e deve apelar por um cessar-fogo no país, que está em conflito com a Rússia desde 2022.

O discurso dele deve ser realizado na quarta-feira (24), já o representante da Rússia, o ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov, deve falar no sábado (27).

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.