Ouvindo...

China anuncia tarifa de 84% sobre produtos dos EUA em retaliação

O anúncio foi feito pela Comissão Tarifária do Conselho de Estado nesta quarta-feira (9)

China anunciou nova tarifa retaliatória

Em uma nova retaliação aos Estados Unidos, a China aumentou a tarifa sobre produtos de origem estadunidense de 34% para 84%. O anúncio foi feito pela Comissão Tarifária do Conselho de Estado nesta quarta-feira (9), segundo o jornal chinês HK01.

A tarifa entrará em vigor nesta quinta-feira (10). Essa medida é uma da série de retaliações que a China tem realizado contra os Estados Unidos após o anúncio do ‘tarifaço’. O presidente Donald Trump impôs diversas tarifas sobre produtos importados de outros países e, no caso da China, as taxas chegam a 104%.

O Ministério do Comércio da China anunciou que o país registrou uma queixa contra os Estados Unidos pelas últimas tarifas sob o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC).

“A imposição de uma tarifa adicional de 50% é um erro atrás do outro, destacando a natureza unilateral e intimidadora das medidas dos EUA. A China protegerá firmemente seus direitos e interesses legítimos de acordo com as regras da OMC e defenderá firmemente o sistema de comércio multilateral e a ordem econômica e comercial internacional”, anunciou.

A China já declarou que combaterá as taxas ‘até o fim’.

Leia também

‘Tarifaço’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na semana passada uma série de tarifas em países do mundo inteiro, incluindo os parceiros comerciais, como China e União Europeia. Isso causou caos na economia mundial, com boicotes ao país norte-americano.

As taxas de 104% sob produtos chineses entrou em vigor às 00h do horário de Washington nesta quarta-feira (9). Quase 60 países também enfrentam novas taxas impostas pelo governo de Trump.

O presidente acusa os países de saque e impôs uma tarifa universal de 10% a todos os produtos importados, que entrou em vigor no sábado (5). Nesta quarta, as tarifas mais altas passaram a valer.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.