Calor de 45°C leva estado da Austrália a decretar alerta máximo para incêndios

Moradores de Victoria, na Austrália, foram alertados para incêndios que podem causar ‘perdas materiais ou algo pior’

Em Longwood, na região central de Victoria, o fogo consumiu quase 36 mil hectares de vegetação nessa quinta-feira (8)

Os moradores do estado de Victoria, na Austrália, estão sob alerta para “perdas materiais ou algo pior” depois de uma intensa onda de calor com potencial para causar incêndios. A previsão para esta sexta-feira (9) e sábado (10) é de recordes históricos de temperatura.

Por causa do grande risco de incêndios florestais, está em vigor uma proibição total de fogueiras em Victoria. Todas as regiões do estado foram classificadas com perigo de incêndio “catastrófico” ou “extremo”.

Leia também

Na cidade de Melbourne, as temperaturas devem atingir 42°C nesta sexta-feira (9), enquanto algumas áreas do noroeste de Victoria podem chegar a 45°C. Por causa disso, cerca de 450 escolas e creches permanecerão fechadas.

Leia também:

Estado já foi atingido por grande incêndio nessa quinta-feira 8)

Em Longwood, na região central de Victoria, o fogo consumiu quase 36 mil hectares de vegetação nessa quinta-feira (8). Segundo a BBC, o fenômeno deixou pelo menos 20 casas destruídas na pequena cidade de Ruffy, próxima do local.

Um comunicado do centro de controle estadual de Victoria, divulgado nesta sexta-feira (9), afirmou que o incêndio de Longwood era “incrivelmente dinâmico, com o fogo se espalhando em múltiplas direções”. O vice-comissário da polícia de Victoria, Bob Hill, disse que três pessoas, dois adultos e uma criança, continuam desaparecidas na região.

Bob Hill informou que a família foi alertada antes do incêndio, pois era tarde demais para evacuar. Os bombeiros retornaram mais tarde e encontraram a casa completamente destruída pelo fogo.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...