Ouvindo...

‘Tarifaço': novos impostos de Trump entram em vigor, e Bolsas caem

As tarifas entraram em vigor às 00h de Washington (1h do horário de Brasília)

Donald Trump impôs tarifas a vários países

Uma nova etapa do ‘tarifaço’ de Donald Trump contra quase 60 países entrou em vigor nesta quarta-feira (9) e provocou um novo dia de queda expressiva nas Bolsas de Valores, segundo a Agence France Presse (AFP).

As tarifas entraram em vigor às 00h de Washington (1h do horário de Brasília) e afetam 27 membros da União Europeia com uma taxa de 20% e a China com uma sobretaxa de 104%. O país asiático já declarou que combaterá as taxas ‘até o fim’.

“Vamos continuar adotando medidas firmes e contundentes para salvaguardar nossos direitos e interesses legítimos”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian.

Bolsas caem

Após uma leve recuperação na terça-feira (8), as Bolsas voltaram a cair nesta quarta, devido ao temor das consequências do ‘tarifaço’ no consumo e crescimento econômico.

No Japão, o índice Nikkei encerrou o dia em queda de 3,93%. Outros mercados da Ásia também fecharam em queda livre, como Taipé (-5,8%) e Seul (-1,73%).

Na Europa, nos primeiros minutos do dia, Paris perdia 2,84%, Frankfurt 2,37%, Londres 2,31%, Madri 2,79% e Milão 2,78%.

Leia também

‘Tarifaço’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na semana passada uma série de tarifas em países do mundo inteiro, incluindo os parceiros comerciais, como China e União Europeia. Isso causou caos na economia mundial, com boicotes ao país norte-americano.

O presidente acusa os países de saque e impôs uma tarifa universal de 10% a todos os produtos importados, que entrou em vigor no sábado (5). Nesta quarta, as tarifas mais altas entraram em vigor.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.