Ouvindo...

Bolsas de Ásia e Europa despencam após ‘tarifaço’ de Trump

Economistas do mundo inteiro temem uma guerra comercial que provoque uma recessão em larga escala

Várias bolsas registraram queda

As bolsas da Ásia e da Europa caíram drasticamente nesta segunda-feira (7) após a imposição de tarifas dos Estados Unidos aos parceiros comerciais. Economistas do mundo inteiro temem uma guerra comercial que provoque uma recessão em larga escala, segundo a Agence France Presse (AFP).

Em Tóquio, a bolsa caiu 7,8%, em Seul a queda foi de 5,6%, em Sydney foi 4,2% e, em Taiwan, a queda foi a segunda maior: 9,7%. Apenas o índice Hang Seng, de Hong Kong, superou Taiwan, com uma queda de 13,22%.

Às 5h30 do horário de Brasília (8h30 GMT), a bolsa de Frankfurt cedia 6,5%, após perder mais de 10% em certos momentos. Paris estava em queda de 5,5%, Londres de 4,7% e Madri de 5,5%.

Leia também

‘Tarifaço’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na semana passada uma série de tarifas em países do mundo inteiro, incluindo os parceiros comerciais, como China e União Europeia. Isso causou caos na economia mundial, com boicotes ao país norte-americano.

O presidente acusa os países de saque e impôs uma tarifa universal de 10% a todos os produtos importados, que entrou em vigor no sábado (5). Nesta semana, as tarifas mais altas entram em vigor.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.