O substituto de 
    Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, no Partido Liberal deve ser eleito neste final de semana. Quem for eleito, ficará responsável por enfrentar uma 
    disputa deixada pelo premier com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
    Trudeau renunciou aos dois cargos — primeiro-ministro e líder do partido — em janeiro, afetado pela baixa na popularidade após completar uma década no cargo e por uma disputa interna, depois que a vice-premier ministra das Finanças, Chrystia Freeland, pedir demissão alegando “diferenças” com o governo canadense no enfrentamento da crise causada por Trump. 
    
    
        
    
    
    
    
    
        
    
    
    
Quatro candidatos irão disputar a liderança liberal, mas apenas dois têm chances reais de ganhar: Mark Carney, 59, o favorito, e a ex-vice premier Chrystia Freeland, de 56.
Transferência de poder 
O novo líder do partido será anunciado no próximo domingo (9). 
Cerca de 400 mil pessoas se registraram para votar.
    Trudeau não anunciou uma data para entregar o poder, e disse que vai trabalhar no cronograma da transição com o novo líder liberal. 
A maioria das pesquisas e os mercados de apostas apontam os conservadores como favoritos para vencer as eleições, mas os liberais tentaram apresentar o líder conservador Pierre Poilievre como uma figura parecida com Trump.
Até o momento, as eleições gerais, que definem o substituto de Trudeau como primeiro-ministro, ainda não tem data marcada. 
*** Com informações de AFP.