Ouvindo...

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anuncia renúncia e deve ficar no cargo até escolha de substituto

A decisão ocorre diante de uma grande crise política e de um momento difícil para o Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a renúncia à liderança do Partido Liberal e premiê. Em meio a uma crise de popularidade, ele informou, no entanto, que ficará no cargo até que seja escolhido um substituto.

Os Liberais irão começar um processo eleitoral interno para decidir quem será o novo líder e, consequentemente, o novo primeiro-ministro. A seleção, no entanto, geralmente demora meses para serem organizadas, o que leva a crer que Trudeau não deixará o cargo tão cedo.

O premiê anunciou a renúncia em pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira (6), dias antes de uma reunião executiva da sigla. “Estou renunciando ao cargo de líder do partido e de primeiro-ministro”, disse Trudeau a repórteres em Ottawa, após semanas de pressão.

Leia também

Além da renúncia, o primeiro-ministro também dissolveu o parlamento, que irá ficar na atual configuração até 24 de março.

Trudeau chegou ao poder no Canadá em 2015, depois de dez anos de governo do Partido Conservador. Ele foi reeleito duas vezes.

Pressão e crise política

A crise política vem em um momento difícil para o país no cenário internacional. O presidente eleito de uma das maiores potências globais e “vizinho” do Canadá, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 25% sobre produtos canadenses, caso Trudeau não tomasse providências no “fluxo de migrantes” e “entorpecentes” para os Estados Unidos.

Além disso, outra crise interna começou em dezembro, quando parlamentares pediram que ele renunciasse o cargo depois da vice-premiê e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, pedir demissão por “diferenças” com Trudeau sobre como enfrentar as ameaças de Trump.

** Matéria em atualização.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.