Ouvindo...

Trump acusa Trudeau de usar ‘tarifaço’ para continuar no poder no Canadá

Trudeau renunciou do cargo de primeiro-ministro em janeiro deste ano, mas optou por continuar no cargo até que um substituto seja eleito

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de usar a disputa tarifária para “permanecer no poder”.

Nas redes sociais, o republicano afirmou que Trudeau não conseguiu dizer uma data para novas eleições canadenses. “Isso me deixou intrigado, então percebi que ele está tentando usar essa questão [tarifas impostas pelo governo dos EUA] para permanecer no poder”, escreveu na Truth Social.

No início de janeiro, Trudeau renunciou do cargo em meio a uma crise de popularidade e disputas políticas internas dentro do Partido Liberal. Ele, no entanto, afirmou que iria permanecer como premiê até que outro nome fosse escolhido.

Leia também

Na terça-feira (4), Trump colocou em vigor o “tarifaço” contra produtos do Canadá, México e China. Em resposta, o primeiro-ministro classificou a medida como “estúpida”, acusando o presidente dos EUA de tentar “minar” a economia canadense para depois justificar uma tentativa de anexação de território.

Logo após retornar à Casa Branca, o republicano defendeu a anexação do Canadá aos Estados Unidos. Ele argumentou dizendo que os EUA já pagam “centenas de bilhões de dólares” para apoiar o país vizinho.

Trudeau rebateu dizendo que não havia “menor chance” do Canadá ser anexado.

*** Com informações de AFP.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.