Ouvindo...

Trump acusa Trudeau de usar ‘tarifaço’ para continuar no poder no Canadá

Trudeau renunciou do cargo de primeiro-ministro em janeiro deste ano, mas optou por continuar no cargo até que um substituto seja eleito

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de usar a disputa tarifária para “permanecer no poder”.

Nas redes sociais, o republicano afirmou que Trudeau não conseguiu dizer uma data para novas eleições canadenses. “Isso me deixou intrigado, então percebi que ele está tentando usar essa questão [tarifas impostas pelo governo dos EUA] para permanecer no poder”, escreveu na Truth Social.

No início de janeiro, Trudeau renunciou do cargo em meio a uma crise de popularidade e disputas políticas internas dentro do Partido Liberal. Ele, no entanto, afirmou que iria permanecer como premiê até que outro nome fosse escolhido.

Leia também

Na terça-feira (4), Trump colocou em vigor o “tarifaço” contra produtos do Canadá, México e China. Em resposta, o primeiro-ministro classificou a medida como “estúpida”, acusando o presidente dos EUA de tentar “minar” a economia canadense para depois justificar uma tentativa de anexação de território.

Logo após retornar à Casa Branca, o republicano defendeu a anexação do Canadá aos Estados Unidos. Ele argumentou dizendo que os EUA já pagam “centenas de bilhões de dólares” para apoiar o país vizinho.

Trudeau rebateu dizendo que não havia “menor chance” do Canadá ser anexado.

*** Com informações de AFP.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.