Ouvindo...

Saiba como a renúncia de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, afeta o Brasil

O premiê, que iria completar uma década no cargo em 2025, já viu quatro presidentes em exercício no Brasil

Em meio a uma queda de popularidade, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a renúncia do cargo nesta segunda-feira (6). Ele abdicou também a liderança do Partido Liberal, mas ficará no governo até que um novo premiê seja eleito.

Só no tempo em que atuava como primeiro-ministro, desde 2015, Trudeau viu quatro presidentes brasileiros em exercício: Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como a renúncia de Trudeau impacta o Brasil?

De acordo com professor de ciências políticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lucas Pereira Rezende, seria mais interessante, para o governo brasileiro, que o novo primeiro-ministro, que ainda não está definido, fosse do Partido Liberal, o mesmo que Trudeau, mas que a relação entre os países não fica estremecida. “Hoje, no Canadá, não há nenhum movimento nacionalista que, por ventura, afete o Brasil diretamente”, explicou.

Leia também

Crise política

A renúncia do premiê veio no meio de uma crise política, aliada ao desgaste da imagem depois de quase dez anos no poder.

Em 2024, com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, a situação se agravou um pouco mais após o republicano ameaçar tarifar produtos canadenses em até 25%. Em dezembro, a vice-primeira-ministra do Canadá, Chrystia Freeland, renunciou do cargo alegando “diferenças” com Trudeau sobre a forma de enfrentar as ameaças de Trump, o que contribuiu para o enfraquecimento dele entre os canadenses.

“Ele, com um governo já enfraquecido, entendeu que não teria capacidade de manter o governo de pé. No parlamentarismo, como é no Canadá, diferente do presidencialismo, não há um mandato que se vai até o final, então há possibilidades de interrupção é em outros momentos. Não é que o Canadá vinha de um mau momento, né? Mas ele vinha nesses contextos todos”, avaliou o professor, ouvido pela Itatiaia.

Novo primeiro-ministro ainda não foi definido

Em pronunciamento oficial, Trudeau afirmou que os canadenses merecem um candidato “real” nas próximas eleições. “Ficou óbvio para mim que, pelas batalhas internas do partido, não serei a melhor opção”, afirmou.

O sistema de governo do Canadá é o parlamentarismo. O partido do primeiro-ministro não conseguiu maioria nas eleições de 2021 e precisa compor outros partidos para conseguir governar.

Trudeau também afirmou no pronunciamento que o Parlamento será suspenso até o dia 24 de março, enquanto um novo premiê é escolhido. As atividades, antes da renúncia, iriam retomar com as atividades no dia 27 de janeiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.