Três postos de combustíveis foram inspecionados por meio da Operação Apate, uma ação integrada de fiscalização em postos de combustíveis de Juiz de Fora.
Saiba mais
Em um dos locais, na Rua Américo Lobo, nº 708, no bairro Manoel Honório, foram identificados indícios de fraude em uma das bombas, que foi desmontada para coleta de material encaminhado à perícia, em São Paulo. Outro posto, localizado no bairro Santa Terezinha, foi autuado pela ausência de funcionários capacitados para realizar análises de qualidade do combustível.
Durante a fiscalização, foram identificados itens como a qualidade dos combustíveis, o funcionamento e a aferição das bombas, além da documentação obrigatória e das licenças ambientais. Todos os postos estavam com o alvará em dia, mas dois foram autuados por irregularidades no sistema de separação de água e óleo. A operação buscou garantir a qualidade dos combustíveis, prevenir fraudes e assegurar a transparência nas notas fiscais.
Ação integrada
Coordenada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM-MG), a operação contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, do Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e servidores do Ministério Público.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) definiu os locais fiscalizados com base em cruzamento de dados internos e denúncias da população.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas através do WhatsApp da fiscalização: (32) 3690-7984.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Depósito de materiais recicláveis é interditado em Juiz de Fora Prefeitura anuncia autuação de empresa por crime ambiental em Juiz de Fora Clínica odontológica clandestina é interditada no Centro de Juiz de Fora Ação conjunta identifica crimes ambientais no Parque da Lajinha em Juiz de Fora Fiscalização interdita comércio reincidente em autuações em Juiz de For aResponsáveis por obras irregulares em áreas ambientais são autuados em JF