Feijão tropeiro de MG entra em ranking mundial: veja quatro lugares para comer o prato em BH

Itatiaia visitou quatro bares que servem tropeiros que conquistam clientes há décadas

Tropeiro do Alto Vera Cruz é considerado por clientes com um dos melhores de BH

O feijão tropeiro de Minas Gerais não para de romper fronteiras e de conquistar reconhecimento e paladar. A plataforma TasteAtlas colocou a iguaria mineira em 5º lugar na lista de melhor comida da categoria “pratos vegetais”.

Chamado carinhosamente pelos mineiros de tropeirão, a iguaria mistura carnes (como linguiça e bacon), ovo, couve, cebolinha e, é claro, o torresmo. O tropeiro é um dos carros-chefe da culinária mineira, que em dezembro de 2025 apareceu na lista internacional da Condé Nast Traveler. A publicação citou o Estado como um dos destinos gastronômicos de 2026.

O primeiro lugar na lista do TasteAtlas foi a parmigiana alla napoletana (Itália), seguida pela sopa de pedra (Portugal), malai kofta (Índia) e parmigiana (Itália).

Dicas

A fama do tropeirão não é por acaso: na primeira temporada da série ‘A Busca pelo PF Perfeito na Grande BH’, veiculada no mês passado, o prato apareceu na preferência dos clientes dos três bares que participaram da série: Fogão do Luiz (restaurante localizado no bairro Paraíso); Léo da Quadra (Barreiro); e Algo a Mais (Santa Efigênia). São toneladas de tropeiro vendidas por mês.

“O que mais sai, sem dúvida, é o tropeiro, porque tem mais de 15 anos que a gente trabalha com ele”, disse Ricardo Aparecido Gregório, 41 anos, gerente do Algo a Mais. Leia a matéria completa aqui!

“Trabalhamos com cinco opções de pratos feitos, entre elas o tropeiro, que é o nosso carro-chefe. Acompanha arroz, o bife, o ovo, a couve e o torresmo”, destacou o cozinheiro Leandro Damião de Freitas, 43 anos, dono do bar Léo da Quadra. Confira a reportagem aqui!

Tropeiro é o carro-chefe do Léo da Quadra

O aposentado Antônio Luiz Paixão, 71 anos, dono do restaurante Fogão do Luiz, contou qual é o segredo de um bom tropeiro: “A gente não usa tempero químico. É tudo natural. É o alho com sal e cebola, mas tem o salsão também”. Saiba aqui mais sobre a história do bar!

Luiz comanda restaurante no bairro Paraíso, em BH

Tropeirão do Vera Cruz

Além dos bares que participaram da série, uma dica não pode ficar de fora quando o assunto é tropeiro: é o bar do Jânio, localizado no bairro Alto Vera Cruz, na Região Leste da capital. A Itatiaia esteve lá em agosto de 2023 e provou por que o prato tem quase 30 anos de tradição.

“Trabalho com tropeiro há 25 anos. É sempre cheio todo dia. Aqui não tem dia ruim. O segredo é fazer as coisas com amor e com vontade de fazer aquilo que a gente deseja. A gente até briga dentro da cozinha, porque, se sair alguma coisa errada, eu não aceito. Minha mulher não aceita também”, disse, em 2023, Jânio Lourenço Januário, 64 anos.

Serviço

Restaurante Fogão do Luiz
Endereço: Rua Fluorina, 836, bairro Paraíso, BH
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h às 15h / quarta a sexta, das 17h às 22h

Algo a Mais Bar e Restaurante
Endereço: Av. do Contorno, 3575, Santa Efigênia, BH
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 23h / domingo, das 8h às 18h

Restaurante Léo da Quadra
Endereço: Rua Oliveira Lisboa, 107 - Barreiro, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 14h30 / sábado, das 11h às 15h30

Bar do Jânio
Endereço: Rua Tebas, 859, Alto Vera Cruz
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h30 às 19h, e aos domingos, das 7h30 às 14h30

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...