Ouvindo...

Xodó: conheça a história da primeira hamburgueria de Belo Horizonte

Inaugurada em 1962, o Xodó passou, recentemente, por uma reformulação que visou trazer mais qualidade e autenticidade aos alimentos

Localizado no coração de Belo Horizonte, na esquina da Gonçalves Dias com a Avenida João Pinheiro, a poucos passos da Praça da Liberdade, está o Xodó, uma das mais tradicionais — e a mais antiga — hamburgueria da capital. Tendo sido fundado em 1962, o estabelecimento, ao longo de todos esses anos, se tornou um ponto de encontro para diversas gerações que frequentam a região de BH, um local de memórias afetivas da infância, quando, após o passeio na praça, a visita ao Xodó se tornava quase que parada obrigatória para saborear um lanche especial. Como diz Juliana Motti, uma das atuais sócias, “o Xodó é patrimônio dos belorizontinos”.

E a novidade é que, recentemente, em 2018, a gestão do do estabelecimento mudou, foi quando Juliana, Maria Helena Pereira e Ana Paula assumiram. A ideia das sócias era não apenas seguir com o funcionamento do Xodó, mantendo viva a sua tradição em Belo Horizonte, mas refinar o restaurante, trazendo mais sabor e mineiridade aos alimentos e desconstruindo, de certa forma, a ideia de fast food, recorrentemente, associada ao local.

Pensando nisso, hoje, além dos clássicos hambúrgueres, que agora são feitos com carne artesanal e não mais processada, o Xodó também incrementou pratos completos, os famosos PFs. Tudo isso com a ajuda de um Chef de Cozinha que foi contratado exclusivamente para elaborar cardápios especiais que unissem o melhor da culinária mineira ao conceito essencial de lanchonete.

Alguns funcionários somam mais de décadas de casa

César é o gerente do Xodó há 31 anos! E ele já está familiarizado com as receitas mais tradicionais, que persistem por mais de 60 anos, como é o caso do MilkShake de Maracujá clássico, além do Sorvetão de baunilha ou chocolate servido na casquinha com calda de marshmellow. Alguns pratos salgados também guardam longos anos de história, como o Beirute de rosbife e o Xodó Burguer, um dos mais antigos.

Além dos mais tradicionais, alguns novos hambúrgueres incorporam a essência da mineiridade, com uma preparação completamente artesanal: o Meu Xodó, com compota de jabuticaba; o Premium, com queijo canastra e barbecue de goiabada; e o Trem Bão, com linguiça e cebola caramelizada.

Como conta o gerente, o Xodó, junto com a Praça da Liberdade, é como um ponto turístico em Belo Horizonte. Há 62 anos, quando foi fundado, o estabelecimento era um local de encontro da garotada que passeava pela região. Hoje, continua a ser um símbolo da cidade, onde o sabor, a tradição e a nostalgia se encontram, oferecendo uma experiência única para as gerações que cresceram com a magia de seus lanches e sobremesas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.