Ouvindo...

Dia do hambúrguer: chef dá dicas de como fazer um bife macio e suculento; confira vídeo

Data é celebrada nesta quarta-feira, 28 de maio

Bife de hambúrger pode ser feito com uma mistura de carnes com gordura para dar mais sabot

O hambúrguer, inegavelmente, é um lanche bem democrático. Cada um pode colocar o que mais gosta dentro do pão, seja molho, salada, e até o tipo queijo. Entretanto, um bom bife é essencial para a iguaria.

Diante desse cenário, o preparo da carne pode até parecer simples, mas há alguns truques que podem ajudá-la a ficar suculenta e macia.

O chef e professor Sinval Espírito Santo, em entrevista à Itatiaia, explicou que para um bom bife de hambúrguer, a carne deve ter em torno de 20 a 30% de gordura e uma boa opção de tipo de carne para os bifes caseiros é a maçã de peito.

“É um corte bovino que tem uma proporção importante de gordura, caso seja usando somente a carne né? Tem alguns blends (misturas) que juntam dois tipos de carne, às vezes colocam um pouco de acém, ou um pouco de bacon moído também”, conta o chef.

Para o tempero, Sinval indica o clássico sal e pimenta, mas atenta à forma que a carne é temperada. De acordo com o chef, para que a carne não perca muito líquido, os bifes devem ser temperados diretamente na chapa.

“O legal mesmo é você temperar um pouquinho antes de bolear e colocar direto na chapa ou então temperar ele na própria chapa mesmo com sal e no máximo pimenta, não precisa colocar muita coisa [...] Se por acaso você tiver colocado sal muito tempo antes de cozinhar o bife, o sal vai fazer com que essa carne vá perdendo água e consequentemente suculência”, explica.

Onde assar?

Seja na frigideira, na chapa, air fryer ou churrasqueira, o mais importante para assar o bife de hambúrguer não é onde fazer o cozimento, mas sim como fazer. Para o chef, é necessário ter certeza que a superfície que vai assar a carne esteja quente o suficiente para receber o bife frio e fazer com que ele “sofra” um choque térmico.

Então, o ideal é que você aqueça antes, para a hora que você for entrar com o hambúrguer, ele receber um choque térmico e começar um processo que a gente chama de reação de Maillard, que é, grosseiramente falando, é uma caramelização ali, ele vai criar aquela casquinha, assim o bife fica selado e mantém a suculência”, detalha o chef.

Como montar o hambúrguer?

Apesar de que hambúrguer seja um lanche que cada pessoa “monta” da forma que prefere, o chef Sinval dá dicas de uma ordem para que cada ingrediente mantenha sua característica e sabor.

“Você não vai colocar pão e, por exemplo, uma folha de alface e vir com a carne por cima. Porque senão a alface vai cozinhar, ela vai aquecer você vai perder a característica dela, que é ser crocante. Então é muito importante que você coloque o pão base e aí se quiser colocar algum molho, e aí vem com o bife, seguido do queijo. Depois a salada, o importante é manter a salada longe dos ingredientes quentes”, sugere Sinval.

Leia também

Graduanda em Jornalismo pela PUC Minas. Interessada por redes sociais e editorias de cultura, entretenimento e cidades. Atualmente está na editoria de Redes Sociais.