Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Veja como realizar o preparo do pinhão, semente típica da região Sul do Brasil

Como você gosta de comer pinhão aí na sua casa? Conta para a gente!

Conhece a tradição do uso do pinhão no Brasil? Para algumas comunidades, o pinhão é sinônimo de Festa Junina. Mas você conhece a origem desse ingrediente?

É a semente da araucária, árvore típica da Mata Atlântica que pode chegar a 40 metros de altura e viver até 500 anos. Uma grande pinha de paredes grossas, que precisa ser cortada, é onde estão armazenados dezenas de pinhões.

Leia também

Seu preparo mais comum é cozinhá-lo na panela com água e sal. Depois você retira a casca e encontra uma semente macia, mas de consistência ‘al dente’, firme.

Na Serra Catarinense, sua tradição gastronômica é mais forte. Inclusive, as sementes são preparadas diretamente na fogueira ou ainda em cima de uma chapa no fogão a lenha.

Já era consumido historicamente por indígenas que habitavam a região. Hoje, é encontrado em receitas como o entrevero, um refogado com linguiça, tomate e carnes suína e bovina.

Como você gosta de comer pinhão aí na sua casa? Conta para a gente!


Participe dos canais da Itatiaia:

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.
Leia mais