Busca pelo PF perfeito: fogão de 1955 inspira bar que oferece prato feito raiz em BH

Paixão do aposentado Antônio Luiz Paixão, 71 anos, por cozinhar virou negócio

PF caseiro conquista clientes na Região Leste de BH

O aposentado Antônio Luiz Paixão, 71 anos, decidiu levar a paixão dele por cozinhar para além da família. Ao lado do filho Frederico, ele abriu o Fogão do Luiz, restaurante localizado no bairro Paraíso, Região Leste de Belo Horizonte, que serve prato feito com toque caseiro carregado de simbologia, incluindo um fogão de 1955 usado pela família durante gerações. A história do Fogão do Luiz é a segunda matéria da primeira temporada da série A Busca pelo PF Perfeito na Grande BH.

Nessa primeira temporada, serão três bares, todos que oferecem PF diariamente, com preço máximo de R$ 25.

Costelinha com quiabo, angu e couve; boi com batata frita artesanal; galinhada, tropeiro com linguiça caseira estão entre os PFs servidos no Fogão do Luiz. “O segredo de um bom PF está nos ingredientes. Todo dia a gente faz compra. E outra coisa: a gente não usa tempero químico. É tudo natural. É o alho com sal e cebola, mas tem o salsão também”, revelou.

Luiz comanda restaurante no bairro Paraíso, em BH

Com pouco mais de três meses de inauguração, o prato feito do bar já conquistou clientes. A bióloga Luiza Rochael Franco, 30 anos, revela por que passou a almoçar no Fogão do Luiz. “Busco um preço justo e um sabor que me agrade, porque gosto muito tanto de cozinhar como de comida caseira. E, como uma boa mineira, a gente é muito exigente na hora de escolher o que vai comer. E aqui me atendeu em tudo. Estou morando aqui pertinho e descobri o restaurante perfeito para almoçar”, disse.

A aposentada Neide de Jesus Coelho, 69 anos, também elogia o tempero do PF: “Como muito aqui porque o tempero é caseiro. A comida não perde o sabor. Em casa a gente já faz uma comida mais temperada, e a dele é igual à caseira. É muito boa mesmo.”

O fogão

Luiz conta que o fogão de 1955 foi o primeiro a gás da família dele e funciona até hoje. O item faz parte da decoração do bar. “É um fogão que foi da minha mãe. Foi o primeiro fogão a gás que ela comprou, há uns 70 anos. Então, ele funciona perfeitamente. Ele é um símbolo do bar Fogão do Luiz.”

O prato feito no Fogão do Luiz custa R$ 25. Somente a galinhada, servida aos sábados, tem valor diferente.

“A qualidade é tão boa que você pode notar que as pessoas que adentram aqui, elas voltam. Se não fosse uma comida de qualidade, elas não voltariam”, disse.

Cozinha do Luiz abre de segunda a sábado

Além do PF raiz, o bar abre à noite e serve petiscos que dão água na boca. “Tem língua de boi ao vinho; filó empanado no parmesão; rabada; costelinha; bife de fígado acebolado; e outros petiscos.”

Serviço

Restaurante Fogão do Luiz
Endereço: rua Fluorina 836, bairro Paraíso, BH
Horário de funcionamento: segunda a sábado 11h às 15h / quarta a sexta - 17h às 22h

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...