Ouvindo...

Paixão pela caprinocultura faz produtor criar diferentes produtos usando o leite de cabra

“As cabras passaram a ser parte da minha família”, conta o criador Ramon Fiuza

O Profissão Gastronomia mostra a criação de cabras do Aprisco Chèvrèmon

A gastronomia faz parte de uma cadeia de produção alimentícia, que preza pela qualidade de cada etapa da elaboração de um determinado produto. No caso dos produtos de origem animal, a qualidade vai desde a reprodução, alimentação, saúde e bem-estar do animal, gerenciamento da criação, manejo, entre outros aspectos.

E, para exemplificar todos esses processos da criação animal, do leite e derivados, o Profissão Gastronomia foi visitar o Aprisco Chèvrèmon, que fica localizado no município de Brumadinho, cidade metropolitana da capital mineira e que tem como atividade principal a caprinocultura.

Leia também

Aprisco Chèvrèmon: História

Ramon Fiuza, atualmente, é o criador de cabras. Mas antes disso, trabalhou, durante anos, como produtor cultural de importantes eventos e de um bistrô, onde recebia amigos e pessoas próximas. No ano de 2013, Ramon trocou 10 galinhas por 1 cabra, e, para fazer companhia, acabou arrumando outra cabra.

Com o tempo, o seu interesse pela caprinocultura cresceu e Ramon buscou informações sobre a criação. Através das pesquisas e do Projeto SuperAção Brumadinho, que aconteceu após o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em 2019, Fiuza aprendeu os cuidados e técnicas do Sistema Faemg SENAR e expandiu a criação e profissionalizou o seu trabalho de produção.

“As cabras passaram a ser parte da família”

Hoje já são 90 cabras, sendo mais de 30 matrizes adultas e filhotes, criados com muito carinho e assistência. E, para dar conta de todo trabalho, o produtor acorda cedo, cuida de toda chácara e, principalmente, do rebanho.

De acordo com Fiuza, cada cabra tem o seu nome próprio e características únicas, como, por exemplo, uma gosta mais de carinho na cabeça, outra gosta de dar beijinho e outra gosta de dar cheirinho.

“As cabras passaram a ser parte da minha família, cada uma tem o seu jeito único de ser e devem ser respeitadas”, afirmou Ramon.

Produção e inovação

A produção do leite acontece depois da gestação do animal, e pode ter entre 180 a 200 dias. Depois a produção cai e retorna após um novo período gestacional. A retirada do leite acontece individualmente e chega a ser em média de 30 a 50 litros diários, podendo passar de 900 litros por mês.

Com o leite de cabra, são produzidos diferentes tipos de queijos, iogurtes, sour cream, doce de leite, além de sabonetes artesanais da marca Chèvrèmon, empresa da qual Fiuza é proprietário. Entre os produtos, o inovador pão de queijo à base de leite de cabra é um dos que mais se destaca pela originalidade.

Todos esses produtos são bastante exclusivos e podem ser encontrados em uma rede de supermercados de Belo Horizonte.

Eu que não sou boba, aproveitei para degustar cada item produzido na Chèvrèmon. O queijo é leve, muito fresco e o sabor é único e bastante agradável. Como boa mineira que sou, posso dizer que de queijo, entendo muito bem!

A propriedade está aberta para visitação, mediante a marcação de dia e horário. Para que os visitantes tenham uma experiência real, é possível visitar o curral, conhecer de pertinho as cabras e participar de tarefas e cuidados com a produção, além da degustação de todos os produtos preparados com o leite de cabra.

Você gostou da história de hoje? Então não deixe de acompanhar o Instagram @itatiaiagastro e conhecer várias outras histórias do Profissão Gastronomia.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.